O Quarto Evangelho
O Evangelho Segundo João, o último dos quatro evangelhos (de Mateus a João). Assim como uma moeda tem dois lados, ambos válidos, então Jesus Cristo tem duas naturezas, ambas válidas. Lucas apresenta Cristo em Sua humanidade como o Filho do Homem; João o retrata em sua divindade como o Filho de Deus. O propósito de João é cristalino: estabelecer Cristo em Sua divindade para estimular a fé em seus leitores.
O evangelho de João é atual e cronológico, e gira em torno de sete milagres e sete afirmações de "eu sou" de Cristo. Depois de uma descrição de testemunhas oculares estendida da refeição e discurso do Cenáculo, João registra eventos que levaram à Ressurreição, a prova climática final de que Jesus é quem Ele afirma ser - o Filho de Deus.
O título do Quarto Evangelho segue o mesmo formato dos títulos dos Evangelhos sinóticos: Kata Ioannen, “Segundo João”. Assim como os outros, a palavra “Evangelho” foi acrescentada mais tarde. Ioannes é derivado do nome hebraico Johanan, "Yahweh foi gracioso".
Autor
João 21:20-24 descreve o autor como sendo "o discípulo que Jesus amava" e por razões tanto históricas quanto internas, acredita-se que esse seja o apóstolo João, um dos filhos de Zebedeu (Lc 5:10).
Quando foi escrito
A descoberta de certos fragmentos de papiros em cerca de 135 AD requer que o livro tenha sido escrito, copiado e distribuído antes disso. Enquanto alguns acreditem que tenha sido escrito antes da destruição de Jerusalém (70 AD), 85-90 AD é uma data mais aceita para a sua escrita.
Esboço
- Prólogo: A encarnação do Verbo (1:1-18)
- Ministério público de Jesus, o Cristo
- Paixão, morte e ressurreição
- Epílogo (21:24-25)
Propósito
João 20:31 cita o propósito como sendo o seguinte: "Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome." Ao contrário dos três Evangelhos sinóticos, o propósito de João não é apresentar uma narrativa cronológica da vida de Cristo, mas mostrar a sua divindade.
João queria não só fortalecer a fé dos crentes da segunda geração e levar outros à fé, mas também corrigir uma falsa doutrina que estava se espalhando. João enfatizou Jesus Cristo como sendo "o Filho de Deus", totalmente Deus e totalmente homem, ao contrário da falsa doutrina do "espírito-Cristo", a qual afirmava que esse espírito tinha vindo sobre o homem Jesus em Seu batismo e deixado-o na crucificação.
Fontes
- Introdução traduzida de New King James Version® Copyright © 1982 by Thomas Nelson
- Got Questions