O Nono Livro Profético

Obadias, o nono dos dezessete livros proféticos (de Isaías a Malaquias). Uma luta que começou no ventre entre irmãos gêmeos, Esaú e Jacó, resulta em uma luta entre seus respectivos descendentes, os edomitas e os israelitas. Para a obstinada recusa dos edomitas em ajudar Israel, primeiro durante o tempo de peregrinação pelo deserto (Nm 20:14-21) e depois durante um tempo de invasão, eles são totalmente condenados por Obadias.

Este profeta pouco conhecido descreve seus crimes, julga seu caso e pronuncia seu julgamento: destruição total.

O nome hebraico Obadyah significa “Adorador de Yahweh” ou “Servo de Yahweh”.

O título grego na Septuaginta é Obdiou, e o título em latim na Vulgata é Abdias.

Autor

O primeiro versículo de Obadias identifica o seu autor como sendo o profeta Obadias.

Quando foi escrito

O Livro de Obadias foi provavelmente escrito entre 848 e 840 AC.

Esboço

A mensagem de Obadias é definitiva e certa: o reino de Edom será destruído completamente. Edom tem sido arrogante, alegrando-se pelos infortúnios de Israel e quando os exércitos inimigos atacam Israel e os israelitas pedem por ajuda, os edomitas se recusam e escolhem lutar contra eles, não por eles. Esses pecados de orgulho não podem mais ser ignorados. O livro termina com a promessa de realização e libertação de Sião nos últimos dias, quando a terra será restaurada ao povo de Deus durante o Seu governo sobre eles.

Propósito

Obadias, o menor livro do Antigo Testamento, tem apenas 21 versículos, é um profeta de Deus que usa esta oportunidade para condenar Edom pelos pecados contra Deus e Israel. Os edomitas são descendentes de Esaú e os israelitas são descendentes de seu irmão gêmeo, Jacó. A briga entre os irmãos tem afetado seus descendentes por mais de 1.000 anos. Esta divisão causou os edomitas a proibir que Israel atravessasse as suas terras durante o êxodo dos israelitas do Egito. Os pecados de orgulho por parte de Edom exigem agora uma forte palavra de julgamento do Senhor.

 

Fontes

  • Introdução traduzida de New King James Version® Copyright © 1982 by Thomas Nelson
  • Got Questions