O Décimo Primeiro Livro Histórico

Neemias, o décimo primeiro dos doze livros históricos (de Josué a Ester) contemporâneo de Esdras e copeiro do rei no palácio persa, lidera o terceiro e último retorno a Jerusalém após o exílio babilônico.

Sua preocupação com o bem-estar de Jerusalém e seus habitantes leva-o a tomar medidas corajosas. Com permissão para retornar à sua terra natal, Neemias desafia seus compatriotas a se levantarem e reconstruírem o muro despedaçado de Jerusalém. Apesar da oposição de fora e do abuso de dentro, a tarefa é completada em apenas cinquenta e dois dias, um feito que até os inimigos de Israel atribuíram ao poder de Deus.

Em contraste, a tarefa de reviver e reformar o povo de Deus dentro do muro reconstruído exige anos de vida e liderança piedosa de Neemias.

O hebraico para Neemias é Nehemyah, “Conforto de Yahweh”. O livro tem o nome de seu personagem principal, cujo nome aparece no verso de abertura.

O livro combinado de Esdras e Neemias recebe o título grego Esdras Deuteron, “Segundo Esdras” na Septuaginta, um século I aC. Tradução em grego do Antigo Testamento hebraico.

O título latino de Neemias é Liber Secundus Esdrae, “Segundo Livro de Esdras” (Esdras foi o primeiro). Neste ponto, é considerado um livro separado de Esdras, e mais tarde é chamado Liber Nehemiae, “Livro de Neemias”.

Autor

O livro de Neemias não revela especificamente o nome do seu autor, mas ambas as tradições judaicas e cristãs reconhecem Esdras como o autor. Isto é baseado no fato de que os livros de Esdras e Neemias eram originalmente um.

Quando foi escrito

O Livro de Neemias foi provavelmente escrito entre 445 e 420 AC.

Esboço

O livro consiste de quatro partes:

  1. Um relato da reconstrução das muralhas de Jerusalém, e o registro do que Neemias encontrou ao retornar da Babilônia. Entre os detalhes estão a descrição de como Neemias se tornou governador de Judá (Ne 1:12:20), as diversas formas de oposição que sofreu, de Sambalá e outros, e descreve seu retorno anterior, sob Zerubabel (Ne 7:6-73; Es 2:1-70 um relato semelhante) – capítulos 1 a 7.
  2. Um relato da situação da religião entre os judeus do período – capítulos 8 a 10.
  3. Aumento da população de Jerusalém; o censo da população masculina adulta, os nomes de seus chefes, juntamente com listas de sacerdotes e levitas – capítulos 11 e 12:1-26.
  4. Dedicatória do muro de Jerusalém, disposição das autoridades do Templo, e reformas executadas por Neemias – capítulos 12:27 e 13.

Propósito

O livro de Neemias, um dos livros de história da Bíblia, continua a história do regresso de Israel do cativeiro babilônico e da reconstrução do templo em Jerusalém.

 

Fontes

  • Introdução traduzida de New King James Version® Copyright © 1982 by Thomas Nelson
  • Got Questions