O Décimo Primeiro Livro Profético

Miqueias, o décimo primeiro dos dezessete livros proféticos (de Isaías a Malaquias), chamado de sua casa rústica para ser um profeta, deixa seu ambiente familiar para entregar uma severa mensagem de julgamento aos príncipes e ao povo de Jerusalém.

Sobrecarregado pelo tratamento abusivo dos pobres pelos ricos e influentes, o profeta repudia verbalmente qualquer um que usasse seu poder social ou político para ganho pessoal.

Um terço do livro de Miquéias expõe os pecados de seus compatriotas; outro terceiro retrata a punição que Deus está prestes a enviar; e o terço final mantém a esperança de restauração uma vez que a disciplina tenha terminado. Por tudo isso, as exigências justas de Deus sobre o Seu povo são claras: “agir com justiça, amar a misericórdia e andar humildemente com o teu Deus” (6:8).

O nome Michayahu (“Quem é semelhante a Yahweh?”) É encurtado para Michaia.

Em 7:18, Miquéias sugere seu próprio nome com a frase “Quem é, ó Deus, semelhante a ti?”

Os títulos gregos e latinos deste livro são Michaias e Micha.

Autor

O autor do Livro de Miquéias foi o profeta Miquéias (Mq 1:1).

Quando foi escrito

O Livro de Miquéias foi provavelmente escrito entre 735 e 700 AC.

Esboço

Mesmo sendo o livro de Miquéias relativamente curto, contém uma ampla variedade de conteúdo. A macro-estrutura do livro é composta por três partes:

Propósito

A mensagem do Livro de Miquéias é uma mistura complexa de julgamento e esperança. Por um lado, as profecias anunciam o juízo sobre Israel pelos males sociais, liderança corrupta e idolatria. Esperava-se que este julgamento culminaria com a destruição de Samaria e Jerusalém. Por outro lado, o livro proclama não apenas a restauração da nação, mas a transformação e exaltação de Israel e Jerusalém. As mensagens de esperança e castigo não são necessariamente contraditórias, no entanto, já que a restauração e transformação ocorrem somente após o julgamento.

 

Fontes

  • Introdução traduzida de New King James Version® Copyright © 1982 by Thomas Nelson
  • Got Questions