Ocultar/Mostrar
LivrosCapítulosVersículosTexto   
LivLucCap003:001001 No décimo quinto ano do reinado de Tibério César, época em que Pôncio Pilatos foi governador da Judéia; Herodes, tetrarca da Galiléia; seu irmão Filipe, tetrarca da Ituréia e Traconites; e Lisânias, tetrarca de Abilene, e 1

Pregação de João o Batista. Batismo de Jesus Cristo

No décimo quinto ano do reinado de Tibério César, época em que Pôncio Pilatos foi governador da Judéia; Herodes, tetrarca da Galiléia; seu irmão Filipe, tetrarca da Ituréia e Traconites; e Lisânias, tetrarca de Abilene, e
Mt14:1 Mt27:2 Mc6:14 Lc2:1-2 Lc3:19 Lc8:3 Lc9:7,9 Lc13:31 Lc23:7 At4:27 At13:1
Mateus 14:1
1 Por aquele tempo Herodes, o tetrarca, ouviu os relatos sobre os feitos de Jesus.
Mateus 27:2
2 Então, amarrando-o, levaram-no e o entregaram a Pilatos, o governador. Judas com remorso suicida-se!
Marcos 6:14
14 E essas notícias chegaram aos ouvidos do rei Herodes, porquanto o nome de Jesus já havia se tornado célebre. Algumas pessoas estavam comentando: “João Batista ressuscitou dos mortos! Essa deve ser a razão pela qual através dele se operam poderes milagrosos”.
Lucas 2:1-2
1 Naquela época, César Augusto publicou um decreto, convocando para um recenseamento, todos os moradores das terras dominadas por seu império. 2 Este foi o primeiro cadastramento da população de todo o império romano, quando Quirino era governador da Síria.
Lucas 3:19
19 Contudo, quando João admoestou Herodes, o tetrarca, por causa de Herodias, mulher do próprio irmão de Herodes, e devido a muitas outras obras perversas que havia praticado,
Lucas 8:3
3 Joana, esposa de Cuza, administrador da casa de Herodes; Susana e muitas outras. Essas mulheres cooperavam no sustento deles com seus bens. A parábola do semeador
Lucas 9:7,9
7 O tetrarca Herodes ouviu comentários sobre o que estava ocorrendo e ficou assustado, pois algumas pessoas divulgavam que João havia ressuscitado dos mortos. (…) 9 Herodes, entretanto, afirmava: “Eu mandei decapitar a João; quem é, pois, este a respeito do qual tenho ouvido tais coisas?” E se empenhava por conhecê-lo. A primeira multiplicação dos pães
Lucas 13:31
31 Naquele mesmo momento, alguns fariseus aproximaram-se de Jesus e lhe avisaram: “Parte agora mesmo e vai-te daqui, pois Herodes intenta matar-te!”
Lucas 23:7
7 Ao ser informado que era da jurisdição de Herodes, estando este, naqueles dias, em Jerusalém, lho enviou. Jesus é interrogado por Herodes
Atos 4:27
27 De fato, Herodes e Pôncio Pilatos reuniram-se com as nações pagãs e os povos de Israel nesta cidade, para conspirar contra o seu Santo Servo Jesus, a quem ungiste.
Atos 13:1
1 Na Igreja em Antioquia havia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, conhecido por seu segundo nome, Niger, Lúcio de Cirene, Manaém que era irmão de criação de Herodes, o governador, e Saulo.
LivLucCap003:002002 Anás e Caifás exerciam o ofício de sumo sacerdotes. Foi nesse mesmo ano que João, filho de Zacarias, recebeu uma palavra convocatória do Senhor, no deserto. 2Anás e Caifás exerciam o ofício de sumo sacerdotes. Foi nesse mesmo ano que João, filho de Zacarias, recebeu uma palavra convocatória do Senhor, no deserto.
Js15:61 Jz1:16 Mt3:1-12 Mt26:3 Mc1:2-8 Lc1:80 Lc3:2-17 Jo1:6-7 Jo18:13,24 At4:6
Josué 15:61
61 No deserto receberam: Bete-Arabá, Midim, Secacá,
Juízes 1:16
16 Os descendentes do sogro de Moisés, que era queneu, saíram com o povo de Judá e foram de Jericó, a Cidade das Palmeiras, para o deserto de Judá, que se situa ao sul de Arade. E ali passaram a viver entre os amalequitas, o povo do deserto, no Neguebe.
Mateus 3:1-12
1 Naqueles dias surgiu João Batista pregando no deserto da Judéia; e dizia: 2 “Arrependei-vos, porque o Reino dos céus está próximo”. 3 Este é aquele que foi anunciado pelo profeta Isaías: “Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR, endireitai as suas veredas”. 4 João tinha suas roupas feitas de pêlos de camelo e usava um cinto de couro na cintura. Alimentava-se com gafanhotos e mel silvestre. 5 A ele vinha gente de Jerusalém, de toda a Judéia e de toda a província adjacente ao Jordão. 6 Confessando os seus pecados, eram batizados por João no rio Jordão. 7 E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: “Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura? 8 Produzi, sim, frutos que mostrem vosso arrependimento! 9 Não presumais de vós mesmos, dizendo: ‘Temos por pai a Abraão’; porque eu vos digo que mesmo destas pedras Deus pode gerar filhos a Abraão. 10 O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo. 11 Eu, em verdade, vos batizo com água, para arrependimento; mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. 12 Ele traz a pá em sua mão e separará o trigo da palha.Recolherá no celeiro o seu trigo e queimará a palha no fogo que jamais se apaga”. O batismo de Jesus
Mateus 26:3
3 Enquanto isso, os chefes dos sacerdotes e os anciãos do povo se reuniram no palácio do sumo sacerdote, cujo nome era Caifás.
Marcos 1:2-8
2 Conforme está escrito no livro do profeta Isaías: “Eis que Eu envio o meu mensageiro diante de ti, a fim de preparar o teu caminho; voz do que clama no deserto: 3 ‘Preparai o caminho do Senhor, tornai retas as suas veredas’”. 4 E foi assim que chegou João, batizando no deserto e pregando um batismo de arrependimento para perdão dos pecados. 5 Vinham encontrar-se com ele pessoas de toda a região da Judéia e todo o povo de Jerusalém, e eram batizados por ele no rio Jordão, confessando seus pecados. 6 João vestia roupas tecidas com pêlos de camelo, usava ao redor da cintura um cinto de couro e se alimentava de gafanhotos e mel silvestre. A mensagem de João 7 E esta era a pregação de João: “Depois de mim vem Aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno sequer de curvar-me para desamarrar as correias das suas sandálias. 8 Eu vos batizei com água; Ele, entretanto, vos batizará com o Espírito Santo”. Jesus é batizado
Lucas 1:80
80 E o menino crescia e se robustecia em espírito; e viveu no deserto até o dia em que havia de revelar-se publicamente a Israel.
Lucas 3:2-17
2 Anás e Caifás exerciam o ofício de sumo sacerdotes. Foi nesse mesmo ano que João, filho de Zacarias, recebeu uma palavra convocatória do Senhor, no deserto. …
João 1:6-7
6 Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. 7 Ele veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele.
João 18:13,24
13 E o conduziram primeiramente a Anás; pois era sogro de Caifás, sumo sacerdote naquele ano. (…) 24 Sendo assim, Anás mandou Jesus, de mãos amarradas, a Caifás, o sumo sacerdote. Cristo é negado pela terceira vez Mt 26.71-75; Mc 14.69-72; Lc 22.58-62
Atos 4:6
6 Estavam reunidos Anás, o sumo sacerdote, bem como Caifás, João, Alexandre e todos os que eram da família do sumo sacerdote.
LivLucCap003:003003 Então ele percorreu toda a região próxima ao Jordão, proclamando um batismo de arrependimento para perdão dos pecados. 3Então ele percorreu toda a região próxima ao Jordão, proclamando um batismo de arrependimento para perdão dos pecados.
Mt26:28 Lc1:77 At2:38
Mateus 26:28
28 Pois isto é o meu sangue da aliança, derramado em benefício de muitos, para remissão de pecados.
Lucas 1:77
77 Para proclamar ao seu povo o conhecimento da salvação, mediante o perdão dos seus pecados.
Atos 2:38
38 Orientou-lhes Pedro: “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em o nome de Jesus Cristo para o perdão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
LivLucCap003:004004 Assim como está escrito no livro das palavras do profeta Isaías: “Voz do que clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, tornai retas as suas veredas. 4Assim como está escrito no livro das palavras do profeta Isaías: “Voz do que clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, tornai retas as suas veredas.
Is40:3-5 Lc1:76 Lc4:17 Jo1:23 At8:28
Isaías 40:3-5
3 Há uma voz que clama: “Em meio à terra desértica preparai o caminho para Yahweh; na estepe, aplanai uma vereda para o nosso Deus! 4 Seja entulhado todo o vale, todos os montes e colinas sejam aplanados; eis que os terrenos acidentados se tornarão planos; as escarpas serão niveladas. 5 A Glória de Yahweh, o SENHOR, será revelada, e juntos, todos a contemplarão. Porquanto a boca de Yahweh o afirmou!”
Lucas 1:76
76 Tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois marcharás à frente do Senhor, para lhe preparar o caminho.
Lucas 4:17
17 Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías. Desenrolando-o achou o lugar onde está escrito:
João 1:23
23 E João lhes disse: “Eu sou a voz do que clama no deserto: ‘Fazei um caminho reto para o Senhor’, como disse o profeta Isaías”.
Atos 8:28
28 retornando para casa, sentado em sua carruagem, ia lendo o livro do profeta Isaías.
LivLucCap003:005005 Pois que todo o vale será aterrado e todas as montanhas e colinas, niveladas. As estradas tortuosas se transformarão em retas e os caminhos acidentados serão aplanados. 5Pois que todo o vale será aterrado e todas as montanhas e colinas, niveladas. As estradas tortuosas se transformarão em retas e os caminhos acidentados serão aplanados.
Is42:16 Is45:2 Is49:11 Is57:14 Zc4:7
Isaías 42:16
16 Conduzirei os cegos por caminhos que eles não conheceram, por veredas desconhecidas Eu os guiarei; tornarei as mais densas trevas em luz diante deles e farei retos os lugares acidentados. Eis apenas algumas das transformações que realizarei. Eu jamais os desampararei.
Isaías 45:2
2 Eu irei adiante de ti e arrombarei portas de bronze e romperei trancas de ferro.
Isaías 49:11
11 Transformarei todos os meus montes em caminhos e as minhas veredas serão implementadas.
Isaías 57:14
14 Então o Eterno exclamará: “Aterrai, aterrai, abri um caminho, removei os obstáculos para que o meu povo tenha acesso ao Caminho!”
Zacarias 4:7
7 Quem pensas que és, ó monte majestoso? Diante de Zorobabel te tornarás uma campina, e ele trará a Pedra angular, principal, aos brados de: ‘Khane, Favor! Graça!’”
LivLucCap003:006006 E todos os seres viventes contemplarão a salvação que Deus oferece’”. 6E todos os seres viventes contemplarão a salvação que Deus oferece’”.
Is52:10 Sl98:2-3 Lc1:69,71,77 Lc2:30 At28:28 Tt2:11
Isaías 52:10
10 Yahweh descobriu o seu braço santo diante dos olhos das nações e as extremidades da terra viram a salvação oferecida a todos por nosso Deus.
Salmos 98:2-3
2 O SENHOR manifestou a sua Salvação; aos olhos das nações revelou sua justiça. 3 Recordou-se do seu amor e da sua fidelidade pela casa de Israel. Todos os confins da terra contemplaram a Salvação do nosso Deus.
Lucas 1:69,71,77
69 Ele concedeu poderosa salvação na casa de Davi, seu servo. (…) 71 Salvando-nos dos nossos inimigos e das mãos de todos os que nos odeiam, (…) 77 Para proclamar ao seu povo o conhecimento da salvação, mediante o perdão dos seus pecados.
Lucas 2:30
30 Porquanto os meus olhos já contemplaram a tua Salvação,
Atos 28:28
28 Sendo assim, quero que estejais perfeitamente cientes, que esta Salvação de Deus está sendo enviada aos gentios, e eles a ouvirão!”
Tito 2:11
11 Porquanto, a graça de Deus se manifestou salvadora para todas as pessoas.
LivLucCap003:007007 João repreendia as multidões que vinham para ser batizadas por ele: “Raça de víboras! Quem lhes persuadiu a fugir da ira vindoura? 7João repreendia as multidões que vinham para ser batizadas por ele: “Raça de víboras! Quem lhes persuadiu a fugir da ira vindoura?
Sl140:3 Mt12:34 Mt23:33 Rm5:9 Ef5:6 Cl3:6 1Ts1:10
Salmos 140:3
3 Eles aguçam sua língua como a da serpente; têm veneno de víbora sob os lábios.
Mateus 12:34
34 Raça de víboras! Como podeis falar coisas boas, sendo maus? Pois a boca fala do que está cheio o coração.
Mateus 23:33
33 Cobras venenosas, ninho de víboras! Como escapareis da condenação do inferno?
Romanos 5:9
9 Agora, como fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda, por intermédio dele, seremos salvos da ira de Deus!
Efésios 5:6
6 Ninguém vos engane com palavras destituídas de sabedoria; porque é justamente devido a esse comportamento que a ira de Deus vem sobre os filhos da desobediência.
Colossenses 3:6
6 É por causa dessas práticas malignas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência.
1 Tessalonicenses 1:10
10 enquanto aguardais do céu seu Filho, a quem Ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira que certamente virá.
LivLucCap003:008008 Produzi, então, frutos que demonstrem arrependimento. E não comeceis a cogitar em vossos corações: ‘Abraão é nosso pai!’. Pois eu vos asseguro que destas pedras Deus pode fazer surgir filhos a Abraão. 8Produzi, então, frutos que demonstrem arrependimento. E não comeceis a cogitar em vossos corações: ‘Abraão é nosso pai!’. Pois eu vos asseguro que destas pedras Deus pode fazer surgir filhos a Abraão.
Lc4:3 Jo8:39 At26:20
Lucas 4:3
3 Indagou-lhe, então, o Diabo: “Se tu és o Filho de Deus, ordena que esta pedra se transforme em pão”.
João 8:39
39 Eles contestaram a Jesus, dizendo: “Abraão é nosso pai.” Mas Jesus os corrigiu: “Se fôsseis filhos de Abraão, vós faríeis as obras de Abraão.
Atos 26:20
20 Preguei em primeiro lugar aos que estavam em Damasco, em seguida aos que estavam em Jerusalém e depois, em toda a Judeia e igualmente aos gentios, admoestando que se arrependessem e convertessem suas vidas para Deus, praticando obras que denotassem seu sincero arrependimento.
LivLucCap003:009009 O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e jogada ao fogo”. 9O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e jogada ao fogo”.
Mt7:19 Lc13:7,9 Jo15:2,6
Mateus 7:19
19 Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e atirada ao fogo.
Lucas 13:7,9
7 E, por isso, recomendou ao vinicultor: ‘Este é o terceiro ano que venho buscar os frutos desta figueira e não acho. Sendo assim, podes cortá-la! Para que está ela ainda ocupando inutilmente a boa terra?’. (…) 9 Se vier a dar fruto no próximo ano, muito bem; caso contrário, mandarás cortá-la!’”. Uma mulher é curada no sábado
João 15:2,6
2 Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, Ele retira; e todo que dá fruto, Ele limpa, para que dê mais fruto ainda. (…) 6 Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Então, esses ramos são juntados, lançados ao fogo e queimados.
LivLucCap003:010010 E as multidões lhe rogavam: “O que devemos fazer então?” 10E as multidões lhe rogavam: “O que devemos fazer então?”
At2:37 At16:30 At22:10
Atos 2:37
37 Ao ouvirem tais palavras, ficaram agoniados em seu coração, e desejaram saber de Pedro e dos outros apóstolos: “Caros irmãos! O que devemos fazer?”
Atos 16:30
30 Em seguida, conduzindo-os para fora, rogou-lhes: “Senhores, o que preciso fazer para ser salvo?”
Atos 22:10
10 Então inquiri: Senhor, que devo fazer? E o Senhor me ordenou: ‘Levanta-te e segue para Damasco, onde te será comunicado tudo o que necessitas fazer’.
LivLucCap003:011011 Diante do que João as exortava: “Quem tiver duas túnicas dê uma a quem não tem nenhuma; e quem possui o que comer, da mesma maneira reparta”. 11Diante do que João as exortava: “Quem tiver duas túnicas dê uma a quem não tem nenhuma; e quem possui o que comer, da mesma maneira reparta”.
"Túnicas" (grego "chiton") era uma longa roupa usada sob o manto próximo a pele
Is58:7 Dn4:27 Lc18:22 Ef4:28 Tg2:15-16 1Jo3:17
Isaías 58:7
7 Ora, não é partilhar teu alimento com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu e sem teto que encontraste e não recusar tua ajuda ao próximo?
Daniel 4:27
27 Portanto, ó querido rei, aceita o meu conselho: Reconhece os teus pecados, abandona a maldade e passa a praticar a justiça e a exercer compaixão pelos carentes e necessitados. Talvez, assim, de fato, continues a viver em paz e tranqüilidade!”
Lucas 18:22
22 Ao ouvir isto, exortou-lhe Jesus: “Contudo, algo ainda te falta! Vende tudo o que tens, reparte o dinheiro entre os pobres e ganharás um tesouro nos céus. Depois, vem e segue-me”.
Efésios 4:28
28 Aquele que roubava, não roube mais; pelo contrário, trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com quem está atravessando um período de necessidade.
Tiago 2:15-16
15 Se um irmão ou uma irmã estiverem necessitados de roupa e passando privação do alimento de cada dia, 16 e qualquer dentre vós lhes disser: “Ide em paz, aquecei-vos e comei até satisfazer-vos”, porém sem lhe dar alguma ajuda concreta, de que adianta isso?
1 João 3:17
17 Se alguém possuir recursos materiais e, observando seu irmão passando necessidade, não se compadecer dele, como é possível permanecer nele o amor de Deus?
LivLucCap003:012012 Chegaram inclusive alguns publicanos para ser batizados. E indagavam: “Mestre, como devemos proceder?” 12Chegaram inclusive alguns publicanos para ser batizados. E indagavam: “Mestre, como devemos proceder?”
Mt21:32 Lc3:10 Lc7:29
Mateus 21:32
32 Porquanto João veio para vos mostrar o caminho da justiça, mas vós não acreditastes nele; em compensação, os cobradores de impostos e as meretrizes creram. Vós, entretanto, mesmo depois de presenciardes a tudo isso, não vos arrependestes para acreditardes nele. A parábola dos vinicultores maus
Lucas 3:10
10 E as multidões lhe rogavam: “O que devemos fazer então?”
Lucas 7:29
29 E todo o povo, inclusive os publicanos, ao ouvirem as palavras de Jesus, reconheceram que o caminho de Deus era justo, e se submeteram ao batismo de João.
LivLucCap003:013013 E João lhes respondeu: “Não deveis exigir nada além do que vos foi prescrito”. 13E João lhes respondeu: “Não deveis exigir nada além do que vos foi prescrito”.
Lc19:8
Lucas 19:8
8 Então, Zaqueu tomou a palavra e comunicou a Jesus: “Eis a metade dos meus bens Senhor, que estou doando aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais!”
LivLucCap003:014014 Então um grupo de soldados lhe inquiriu: “E quanto a nós, o que devemos fazer?” E ele os orientou: “A ninguém molesteis com extorsões, nem denuncieis falsamente. Contentai-vos com o vosso próprio salário”. João exalta a Jesus: o Caminho 14Então um grupo de soldados lhe inquiriu: “E quanto a nós, o que devemos fazer?” E ele os orientou: “A ninguém molesteis com extorsões, nem denuncieis falsamente. Contentai-vos com o vosso próprio salário”. João exalta a Jesus: o Caminho
Lc3:10,13 1Co9:7
Lucas 3:10,13
10 E as multidões lhe rogavam: “O que devemos fazer então?” (…) 13 E João lhes respondeu: “Não deveis exigir nada além do que vos foi prescrito”.
1 Coríntios 9:7
7 Quem serve num exército à sua própria custa? Quem cultiva uma vinha e não se alimenta do seu fruto? Quem apascenta um rebanho e não pode beber do leite que é produzido?
LivLucCap003:015015 A esta altura as pessoas estavam em grande expectativa, imaginando em seus corações se porventura João não seria o Cristo. 15A esta altura as pessoas estavam em grande expectativa, imaginando em seus corações se porventura João não seria o Cristo.
Mt1:17 Jo1:19-20
Mateus 1:17
17 Portanto, o total das gerações é: de Abraão até Davi, quatorze gerações; de Davi até o exílio na Babilônia, quatorze gerações; e do exílio na Babilônia até Cristo, quatorze gerações. A linhagem divina de Cristo
João 1:19-20
19 E este é o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para o interrogarem: “Quem és tu?” 20 Ele confessou e não negou; mas declarou francamente: “Eu não sou o Cristo.”
LivLucCap003:016016 Então João esclareceu a todos: “Eu, de fato, vos batizo com água. Entretanto, chegará alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno sequer de desamarrar as correias das suas sandálias. Ele sim, vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. 16Então João esclareceu a todos: “Eu, de fato, vos batizo com água. Entretanto, chegará alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno sequer de desamarrar as correias das suas sandálias. Ele sim, vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.
Is5:27 Ml3:2-3 Jo1:15,26-27,33 Jo3:30-31 At1:5 At2:3 At11:16 At13:25
Isaías 5:27
27 No meio deles não existem cansados nem claudicantes, ninguém que desate o cinto dos seus lombos, ninguém que rompa a correia das sandálias.
Malaquias 3:2-3
2 Contudo, quem suportará o dia da sua vinda? Quem permanecerá de pé quando ele surgir? Pois ele será como o fogo do ourives e como o sabão do lavandeiro. 3 Ele se assentará como refinador e purificador de prata; purificará os levitas e os refinará como ouro e prata. Assim passarão a apresentar perante Yahwehofertas com justiça.
João 1:15,26-27,33
15 João testemunha sobre Jesus e exclama, dizendo: “Este é Aquele de quem eu disse: Ele, o que vem depois de mim, tem a excelência, porquanto já existia antes de mim.” (…) 26 João respondeu-lhes, dizendo: “Eu batizo com água; mas, no meio de vós, já está quem vós não conheceis. 27 Ele é aquele que vem depois de mim, cujas correias das sandálias não sou digno de desamarrar”. (…) 33 Eu não o conhecia; Aquele, entretanto, que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires descer e permanecer o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo’.
João 3:30-31
30 É necessário que Ele cresça e que eu diminua. 31 Quem vem das alturas está acima de todos; aquele que vem da terra é terrestre e fala da terra; quem veio do céu está acima de todos.
Atos 1:5
5 Porquanto João, de fato, batizou com água, entretanto dentro de poucos dias vós sereis batizados com o Espírito Santo”. A ascensão de Jesus Cristo
Atos 2:3
3 Então, todos viram distribuídas entre eles línguas de fogo, e pousou uma sobre cada um deles.
Atos 11:16
16 E naquele momento lembrei-me do que o Senhor me havia dito: ‘João, de fato, batizou em água, no entanto, vós sereis batizados com o Espírito Santo!”
Atos 13:25
25 Quando estava por concluir seu ministério, proclamou João: ‘Quem pensais vós ser eu? Não sou eu o Messias. Entretanto, eis que vem após mim aquele cujas sandálias eu não sou digno sequer de desatá-las dos seus pés’.
LivLucCap003:017017 Ele traz uma pá em suas mãos, a fim de limpar a sua eira e juntar o trigo em seu celeiro; todavia queimará a palha com o fogo que jamais se apaga”. 17Ele traz uma pá em suas mãos, a fim de limpar a sua eira e juntar o trigo em seu celeiro; todavia queimará a palha com o fogo que jamais se apaga”.
Is30:24 Ml4:1 Mt13:30 Mc9:43,48
Isaías 30:24
24 Os bois e os jumentos que lavram o solo comerão forragem e sal espalhados com forcado e pá.
Malaquias 4:1
1 “Pois, com toda a certeza, vem o Dia, em fogo ardente, mais que uma fornalha! Todos os arrogantes e todos os maldosos queimarão como palha seca na fogueira, e aquele grande Dia vem se aproximando depressa; não sobrará raiz nem ramo algum!” Assevera o SENHOR dos Exércitos.
Mateus 13:30
30 Deixai-os, pois, crescer juntos até à safra, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ‘Primeiro ajuntai o joio e amarrai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro’”. O grão de mostarda
Marcos 9:43,48
43 E, se a tua mão te fizer tropeçar, corta-a, pois é melhor entrares para a Vida mutilado do que, possuindo as duas mãos, ires para o inferno, onde o fogo que arde jamais arrefece. (…) 48 Naquele lugar, os teus vermes devoradores não morrem, e as chamas nunca se apagam. Os cristãos são o sal da terra
LivLucCap003:018018 E com muitas outras palavras João entusiasmava as multidões e lhes pregava as Boas Novas. 18E com muitas outras palavras João entusiasmava as multidões e lhes pregava as Boas Novas.
Jo20:30 Jo21:25
João 20:30
30 Verdadeiramente Jesus realizou, na presença dos seus discípulos, muitos outros milagres, que não estão escritos neste livro.
João 21:25
25 Jesus realizou ainda muitas outras maravilhas. Se todas elas fossem escritas uma por uma, acredito eu que nem mesmo o mundo inteiro seria capaz de conter os livros que se escreveriam.
LivLucCap003:019019 Contudo, quando João admoestou Herodes, o tetrarca, por causa de Herodias, mulher do próprio irmão de Herodes, e devido a muitas outras obras perversas que havia praticado, 19Contudo, quando João admoestou Herodes, o tetrarca, por causa de Herodias, mulher do próprio irmão de Herodes, e devido a muitas outras obras perversas que havia praticado,
Mt14:3 Mc6:17-18 Lc3:1
Mateus 14:3
3 Porque Herodes tinha mandado prender João, amarrar suas mãos e jogá-lo na prisão. Isso por causa de Herodias, mulher de Filipe, seu irmão.
Marcos 6:17-18
17 Porque o próprio Herodes havia expedido as ordens para que prendessem João e o acorrentassem no cárcere por influência de Herodias, esposa de Filipe, seu irmão, com a qual viera a se casar. 18 Pois, na ocasião, João havia admoestado a Herodes: “Não te é lícito viver com a mulher do teu irmão!”.
Lucas 3:1
1 No décimo quinto ano do reinado de Tibério César, época em que Pôncio Pilatos foi governador da Judéia; Herodes, tetrarca da Galiléia; seu irmão Filipe, tetrarca da Ituréia e Traconites; e Lisânias, tetrarca de Abilene, e
LivLucCap003:020020 Herodes acrescentou a todas essas maldades a de mandar João para a prisão. O batismo e a ascendência de Jesus 20Herodes acrescentou a todas essas maldades a de mandar João para a prisão. O batismo e a ascendência de Jesus
Jo3:24
João 3:24
24 Porquanto João ainda não tinha sido aprisionado.
LivLucCap003:021021 E ocorreu que, quando todo o povo estava sendo batizado, da mesma maneira Jesus o foi; e no momento em que Ele estava orando, o céu se abriu 21E ocorreu que, quando todo o povo estava sendo batizado, da mesma maneira Jesus o foi; e no momento em que Ele estava orando, o céu se abriu
Mt3:13-17 Mc1:9-11 Lc3:21-22 Jo1:32-34 At7:56
Mateus 3:13-17
13 Então Jesus veio da Galiléia ao Jordão para ser batizado por João. 14 Mas João se recusava, justificando: “Sou eu quem precisa ser batizado por ti, e vens tu a mim?” 15 Jesus, entretanto, declarou: “Deixe assim, por enquanto; pois assim convém que façamos, para cumprir toda a justiça”. E João concordou. 16 E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre Ele. 17 Em seguida, uma voz dos céus disse: “Este é meu Filho amado, em quem muito me agrado”.
Marcos 1:9-11
9 Aconteceu, naqueles dias, que chegou Jesus, vindo de Nazaré da Galiléia, e foi batizado por João no rio Jordão. 10 E, imediatamente após deixar a água, viu os céus rasgando-se e o Espírito descendo até Ele na forma de uma pomba. 11 Então houve uma voz vinda dos céus: “Tu és o meu Filho amado; em ti muito me agrado”. Jesus é tentado
Lucas 3:21-22
21 E ocorreu que, quando todo o povo estava sendo batizado, da mesma maneira Jesus o foi; e no momento em que Ele estava orando, o céu se abriu …
João 1:32-34
32 E João testemunhou, dizendo: “Vi o Espírito descendo do céu como uma pomba e permaneceu sobre Ele. 33 Eu não o conhecia; Aquele, entretanto, que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires descer e permanecer o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo’. 34 E eu, de fato, vi e testifico que este é o Filho de Deus”. Os primeiros discípulos de Cristo Mt 4.18-22; Mc 1.16-20; Lc 5.1-11
Atos 7:56
56 e exclamou: ‘Eis que vejo os céus abertos e o Filho do homem em pé, à direita de Deus!’.
LivLucCap003:022022 e o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corporal, como uma pomba. E do céu surgiu uma voz: “Tu és o meu Filho amado; e em ti me agrado sobremaneira”. 22e o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corporal, como uma pomba. E do céu surgiu uma voz: “Tu és o meu Filho amado; e em ti me agrado sobremaneira”.
Is42:1 Sl2:7 Lc4:18,21 Lc9:35 Jo12:28 At10:38 Ef1:6 Cl1:13 2Pe1:17 1Jo5:9
Isaías 42:1
1 Eis o meu Servo a quem sustenho, o meu eleito, em quem tenho toda a alegria. Tenho nele o meu Espírito e ele fará justiça às nações!
Salmos 2:7
7 Proclamarei o decreto do SENHOR. Ele me disse: “Tu és meu Filho; Eu hoje te gerei.
Lucas 4:18,21
18 “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para pregar o Evangelho aos pobres. Ele me enviou para proclamar a libertação dos aprisionados e a recuperação da vista aos cegos; para restituir a liberdade aos oprimidos, (…) 21 Então Ele começou a pregar-lhes: “Hoje se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir”.
Lucas 9:35
35 Então, dela propagou-se uma voz, afirmando: “Este é o meu Filho, o Escolhido; a Ele dai toda atenção!”
João 12:28
28 Pai, glorifica o teu Nome!” Então, veio uma voz dos céus, dizendo: “Eu já o glorifiquei e o glorificarei uma vez mais.”
Atos 10:38
38 e se refere a Jesus de Nazaré, de como Deus o ungiu com o Espírito Santo e poder, e como ele caminhou por toda a parte realizando o bem e salvando todos os oprimidos pelo Diabo, porquanto Deus era com Ele.
Efésios 1:6
6 para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos outorgou gratuitamente no Amado.
Colossenses 1:13
13 Ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o reino do seu Filho amado,
2 Pedro 1:17
17 Ele recebeu honra e glória da parte de Deus, quando da suprema glória lhe foi dirigida a voz que declarou: “Este é o meu Filho amado, em quem me regozijo”.
1 João 5:9
9 Nós aceitamos o testemunho dos homens, contudo o testemunho de Deus tem maior valor, porquanto é a Palavra de Deus, que Ele próprio afiança acerca do seu Filho.
LivLucCap003:023023 Jesus tinha cerca de trinta anos de idade quando iniciou seu ministério. Ele era, como se dizia, filho de José; filho de Eli, 23

Genealogia de Jesus Cristo

Jesus tinha cerca de trinta anos de idade quando iniciou seu ministério. Ele era, como se dizia, filho de José; filho de Eli,
Nm4:3 Mt1:1-16 Mt4:17 Mt13:55 Lc3:23-28 Lc4:22 Jo1:45 Jo6:42 At1:1,22
Números 4:3
3 todos os homens de trinta a cinquenta anos, que devem fazer o serviço militar e que realizarão suas funções na Tenda do Encontro.
Mateus 1:1-16
1 Livro da genealogia de Jesus Cristo, Filho de Davi, Filho de Abraão: 2 Abraão gerou Isaque, Isaque gerou Jacó, Jacó gerou Judá e seus irmãos, 3 Judá gerou Perez e Zera, de Tamar; Perez gerou Esrom; Esrom gerou Arão. 4 Arão gerou Aminadabe; Aminadabe gerou Naassom; Naassom gerou Salmom, 5 Salmom gerou Boaz, de Raabe, e Boaz gerou Obede, de Rute; Obede gerou a Jessé. (… continua …)
Mateus 4:17
17 Daquele momento em diante Jesus passou a pregar e dizer: “Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus!”
Mateus 13:55
55 Ora, não é este o filho do carpinteiro? O nome de sua mãe não é Maria, e o de seus irmãos: Tiago, José, Simão e Judas?
Lucas 3:23-28
23 Jesus tinha cerca de trinta anos de idade quando iniciou seu ministério. Ele era, como se dizia, filho de José; filho de Eli, …
Lucas 4:22
22 E todos exclamavam maravilhas sobre Ele, e estavam admirados com as palavras de graça que saíam dos seus lábios. Mas questionavam entre si: “Não é este o filho de José?”
João 1:45
45 Filipe encontrou a Natanael e disse-lhe: “Encontramos Aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem também escreveram os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José”.
João 6:42
42 E comentavam: “Não é este Jesus, o filho de José? Cu­jo pai e mãe nós conhecemos? Como pode então Ele dizer: ‘Eu desci do céu’?”
Atos 1:1,22
1 Em meu primeiro livro, caro Teófilo, escrevi a respeito de tudo o que Jesus começou a realizar e a ensinar, (…) 22 desde o batismo de João até o dia em que Jesus foi elevado dentre nós ao céu. É fundamental que um deles seja conosco testemunha de sua ressurreição.
LivLucCap003:024024 filho de Matate, filho de Levi, filho de Melqui, filho de Janai, filho de José, 24filho de Matate, filho de Levi, filho de Melqui, filho de Janai, filho de José,
LivLucCap003:025025 filho de Matatias, filho de Amós, filho de Naum, filho de Esli, filho de Nagai, 25filho de Matatias, filho de Amós, filho de Naum, filho de Esli, filho de Nagai,
LivLucCap003:026026 filho de Máate, filho de Matatias, filho de Semei, filho de José, filho de Jodá, 26filho de Máate, filho de Matatias, filho de Semei, filho de José, filho de Jodá,
LivLucCap003:027027 filho de Joanã, filho de Resa, filho de Zorobabel, filho de Salatiel, filho de Neri, 27filho de Joanã, filho de Resa, filho de Zorobabel, filho de Salatiel, filho de Neri,
Ed3:2 Mt1:12
Esdras 3:2
2 Então Jesua, filho de Jozadaque, com seus irmãos, os sacerdotes, e Zorobabel, filho de Sealtiel, e seus irmãos, dispuseram seus corações e começaram a soerguer o altar do Deus de Israel, com o objetivo de voltar a oferecer holocaustos sobre ele, de acordo com o que está expresso na Torá, Lei de Moisés, homem de Deus.
Mateus 1:12
12 Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel;
LivLucCap003:028028 filho de Melqui, filho de Adi, filho de Cosã, filho de Elmadã, filho de Er, 28filho de Melqui, filho de Adi, filho de Cosã, filho de Elmadã, filho de Er,
LivLucCap003:029029 filho de Josué, filho de Eliézer, filho de Jorim, filho de Matate, filho de Levi, 29filho de Josué, filho de Eliézer, filho de Jorim, filho de Matate, filho de Levi,
LivLucCap003:030030 filho de Simeão, filho de Judá, filho de José, filho de Jonã, filho de Eliaquim, 30filho de Simeão, filho de Judá, filho de José, filho de Jonã, filho de Eliaquim,
LivLucCap003:031031 filho de Meleá, filho de Mená, filho de Matatá, filho de Natã, filho de Davi, 31filho de Meleá, filho de Mená, filho de Matatá, filho de Natã, filho de Davi,
2Sm5:14 1Cr3:5 1Cr14:4 Zc12:12
2 Samuel 5:14
14 Os filhos de Davi que nasceram em Jerusalém foram: Samua, Sobade, Natã, Salomão,
1 Crônicas 3:5
5 cidade onde Davi reinou mais trinta e três anos, nasceram-lhe os seguintes filhos: Simeia, Sobabe, Natã e Salomão, os quatro filhos que ele teve com Bat-Shéva, Bate-Seba, filha de Amiel.
1 Crônicas 14:4
4 Esta é a lista dos nomes dos filhos que lhe nasceram em Jerusalém: Samua, Sobabe, Natã, Salomão,
Zacarias 12:12
12 Toda a nação chorará em separado, cada família com suas mulheres pranteará: a família de Davi com suas mulheres, a família de Natã com suas mulheres,
LivLucCap003:032032 filho de Jessé, filho de Obede, filho de Boaz, filho de Salá, filho de Naassom, 32filho de Jessé, filho de Obede, filho de Boaz, filho de Salá, filho de Naassom,
Rt4:18-22 1Sm16:1 1Sm17:12 1Cr2:1-15
Rute 4:18-22
18 Esta, pois, é a história da posteridade de Pérets, Perez até Davi: 19 Hezrom gerou Rão; 20 Aminadabe gerou Naassom; 21 Salmom gerou Boaz; 22 Obede gerou Jessé;
1 Samuel 16:1
1 Então o SENHOR Deus ordenou a Samuel: “Até quando continuarás pranteando Saul, quando Eu próprio o rejeitei, para que não reine mais sobre Israel? Enche, pois, um chifre do melhor azeite e vai! Eis que Eu te envio à casa de Ishai, Jessé, de Bet-Léhem, Belém, porque escolhi um de seus filhos para torná-lo rei!”
1 Samuel 17:12
12 Davi era filho de Jessé, o efrateu de Belém de Judá. Jessé tinha oito filhos e já era idoso na época de Saul.
1 Crônicas 2:1-15
1 Estes foram os filhos de Israel: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulom, 2 Dã, José, Benjamim, Naftali, Gade e Aser. 3 Os filhos de Judá foram: Er, Onã e Selá. Estes três filhos lhe nasceram da filha de Sua, a Cananeia; e Er, o primogênito de Judá, praticou o que o SENHOR desaprova e por causa da sua conduta perversa o matou. 4 Contudo, Tamar, sua nora, lhe deu à luz a Perez e a Zerá; e Judá foi pai de cinco filhos ao todo. 5 Os filhos de Perez foram: Hezrom e Hamul. 6 E os filhos de Zerá foram: Zinri, Etã, Hemã, Calcol e Dara; cinco ao todo. 7 O filho de Carmi foi Acar. Ele foi conhecido como o perturbador de Israel e causou grande desgraça à nação ao violar a proibição de se apossar de objetos sagrados. 8 E o filho de Etã foi Azarias. 9 Os filhos que nasceram a Hezrom foram: Jerameel, Rão e Kelubai, Calebe. 10 E Rão gerou a Aminadabe, e Aminadabe gerou Naassom, príncipe e líder dos filhos de Judá; 11 Naassom gerou Salmá, Salmom, e Salmom gerou a Boaz; 12 Boaz gerou a Obede, e Obede gerou Jessé. 13 Jessé gerou Eliabe, seu primogênito; o segundo filho foi Abinadabe, o terceiro chamou-se Simeia, 14 o quarto Natanael, o quinto Radai, 15 o sexto Ozém, e o sétimo Davi.
LivLucCap003:033033 filho de Aminadabe, filho de Admim, filho de Arni, filho de Esrom, filho de Peres, filho de Judá, 33filho de Aminadabe, filho de Admim, filho de Arni, filho de Esrom, filho de Peres, filho de Judá,
LivLucCap003:034034 filho de Jacó, filho de Isaque, filho de Abraão, filho de Terá, filho de Naor, 34filho de Jacó, filho de Isaque, filho de Abraão, filho de Terá, filho de Naor,
Gn5:3-32 Gn11:10-26 Gn21:3 Gn25:26 Gn29:35 1Cr1:1-4,24-27 Lc3:34-38
Gênesis 5:3-32
3 Quando Adão completou cento e trinta anos, gerou um filho à sua semelhança, como sua imagem, e lhe deu o nome de Sete. 4 O tempo que viveu Adão depois do nascimento de Sete foi de oitocentos anos, e gerou filhos e filhas. 5 Toda a duração da vida de Adão foi de novecentos e trinta anos; depois morreu. 6 Quando Sete completou cento e cinco anos, gerou Enos. 7 Depois do nascimento de Enos, Sete viveu oitocentos e sete anos, e gerou filhos e filhas. (… continua …)
Gênesis 11:10-26
10 Eis o registro das gerações de Sem: Passados dois anos do Dilúvio, ao completar cem anos de idade, Sem gerou Arfaxade. 11 Depois do nascimento de Arfaxade, Sem viveu mais quinhentos anos e gerou filhos e filhas. 12 Quando Arfaxade completou trinta e cinco anos de idade, gerou Salá. 13 Depois do nascimento de Salá, Arfaxade viveu mais quatrocentos e três anos e gerou filhos e filhas. 14 Quando Salá completou trinta e cinco anos de idade, gerou Héber. (… continua …)
Gênesis 21:3
3 Ao filho que lhe nasceu, gerado por Sara, Abraão deu o nome de Isaque.
Gênesis 25:26
26 Em seguida saiu seu irmão, com a mão agarrada no calcanhar de Esaú; razão pela qual foi chamado de Jacó. Tinha Isaque sessenta anos de idade quando Rebeca os deu à luz.
Gênesis 29:35
35 Lia ficou grávida ainda mais uma vez e teve outro menino. A este deu o nome de Judá e afirmou: “Desta vez louvarei o SENHOR!” Depois disso não teve mais filhos.
1 Crônicas 1:1-4,24-27
1 Adam, Adão; Shet, Sete; Enosh, Enos; 2 Cainã, Maalaleel, Jarede, 3 Enoque, Matusalém, Lameque, Noé, 4 Estes foram os filhos de Noé: Sem, Cam e Jafé. (…) 24 Sem, Arfaxade, Selá, 25 Héber, Pelegue, Reú, 26 Serugue, Naor, Terá 27 e Avram, Abrão, que se tornou Avraham, Abraão.
Lucas 3:34-38
34 filho de Jacó, filho de Isaque, filho de Abraão, filho de Terá, filho de Naor, …
LivLucCap003:035035 filho de Serugue, filho de Ragaú, filho de Faleque, filho de Éber, filho de Salá, 35filho de Serugue, filho de Ragaú, filho de Faleque, filho de Éber, filho de Salá,
LivLucCap003:036036 filho de Cainã, filho de Arfaxade, filho de Sem, filho de Noé, filho de Lameque, 36filho de Cainã, filho de Arfaxade, filho de Sem, filho de Noé, filho de Lameque,
LivLucCap003:037037 filho de Matusalém, filho de Enoque, filho de Jarede, filho de Maalaleel, filho de Cainã, 37filho de Matusalém, filho de Enoque, filho de Jarede, filho de Maalaleel, filho de Cainã,
LivLucCap003:038038 filho de Enos, filho de Sete, filho de Adão, filho de Deus. 38filho de Enos, filho de Sete, filho de Adão, filho de Deus.