Ocultar/Mostrar
LivrosCapítulosVersículosTexto   
LivJoaoCap009:001001 Ao caminhar, Jesus viu um cego de nascença. 1

Cura de um cego de nascença

Ao caminhar, Jesus viu um cego de nascença.
LivJoaoCap009:002002 E seus discípulos lhe perguntaram: “Rabi, quem pecou, este homem ou seus pais, para que nascesse cego?” 2E seus discípulos lhe perguntaram: “Rabi, quem pecou, este homem ou seus pais, para que nascesse cego?”
Êx20:5 Lc13:2,4 Jo1:38 Jo9:34
Êxodo 20:5
5 Não te prostrarás diante desses deuses e não os servirás, porquanto Eu, o SENHOR teu Deus, sou um Deus ciumento, que puno a iniquidade dos pais sobre os filhos até a terceira e quarta geração dos que me odeiam,
Lucas 13:2,4
2 Ao que Jesus lhes advertiu: “Julgais que esses galileus fossem mais pecadores do que todos os demais galileus, por haverem sofrido dessa forma? (…) 4 Ou pensais vós, que aquelas dezoito pessoas, sobre as quais desabou a torre de Siloé e as matou eram mais culpadas que todos os outros habitantes de Jerusalém?
João 1:38
38 Então Jesus, voltando-se e vendo que os dois o seguiam, disse-lhes: “Que estais procurando?” Eles disseram: “Rabi , onde estás hospedado?”
João 9:34
34 Então, concluíram: “Tu que nasceste repleto de pecados, pretendes nos ensinar?” E o excluíram. Os cegos receberão a visão
LivJoaoCap009:003003 Jesus lhes respondeu: “Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que as obras de Deus fossem reveladas na vida dele. 3Jesus lhes respondeu: “Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que as obras de Deus fossem reveladas na vida dele.
Jo11:4
João 11:4
4 Ao saber do ocorrido, disse Jesus: “Essa enfermidade não terminará em morte; mas sim, para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela.”
LivJoaoCap009:004004 Eu devo fazer as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. 4Eu devo fazer as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.
Jo4:34 Jo11:9 Jo12:35 Rm13:12 Gl6:10
João 4:34
34 Explicou-lhes Jesus: “A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e consumar a sua obra.
João 11:9
9 Jesus lhes respondeu: “Não são doze as horas do dia? Se alguém caminhar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo;
João 12:35
35 Então Jesus lhes explicou: “Ainda por mais um pouco de tempo a luz estará entre vós. Caminhai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos surpreendam, pois aquele que anda nas trevas não sabe para onde vai.
Romanos 13:12
12 A noite vai passando e chegando ao seu final; o dia logo alvorecerá. Portanto, abandonemos as obras das trevas, e revistamo-nos da armadura da luz.
Gálatas 6:10
10 Sendo assim, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, principalmente aos da família da fé. A nova criação supera a Lei
LivJoaoCap009:005005 Durante o tempo em que estiver no mundo, sou a luz do mundo.” 5Durante o tempo em que estiver no mundo, sou a luz do mundo.”
Jo1:4-5,9 Jo8:12
João 1:4-5,9
4 Nele estava a vida e a vida era a luz dos homens; 5 e a luz resplandece nas trevas, mas as trevas não a venceram. (…) 9 A Palavra é a luz verdadeira que, vinda ao mundo, ilumina a toda a humanidade.
João 8:12
12 Falando novamente ao povo, disse Jesus: “Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue, não andará em trevas, mas terá a luz da vida.”
LivJoaoCap009:006006 Então, tendo dito essas palavras, cuspiu no chão e fez barro com saliva; em seguida ungiu os olhos do cego com aquela mistura. 6Então, tendo dito essas palavras, cuspiu no chão e fez barro com saliva; em seguida ungiu os olhos do cego com aquela mistura.
Mt9:29 Mc7:33 Mc8:23
Mateus 9:29
29 Então, lhes tocou os olhos, dizendo: “Seja-vos feito conforme a vossa fé”.
Marcos 7:33
33 Jesus conduziu o homem, a sós, para longe da multidão, e colocou os dedos nas orelhas dele. Em seguida, cuspiu e tocou na língua daquele homem.
Marcos 8:23
23 Então, Ele tomou o cego pela mão e o conduziu para fora da aldeia. Em seguida, cuspiu nos olhos daquele homem e lhe impôs as mãos. E indagou: “Vês alguma coisa?”
LivJoaoCap009:007007 E ordenou ao homem: “Vai, lava-te no tanque de Siloé” . O cego foi, lavou-se e voltou vendo. 7E ordenou ao homem: “Vai, lava-te no tanque de Siloé” . O cego foi, lavou-se e voltou vendo.
Lc13:4 Jo11:37
Lucas 13:4
4 Ou pensais vós, que aquelas dezoito pessoas, sobre as quais desabou a torre de Siloé e as matou eram mais culpadas que todos os outros habitantes de Jerusalém?
João 11:37
37 Mas alguns deles questionaram: “Não poderia este homem, que abriu os olhos do cego, ter evitado que seu amigo morresse?” Jesus ressuscita seu amigo
LivJoaoCap009:008008 Portanto, os vizinhos e aqueles que o conheciam como cego, diziam: “Não é este o mesmo homem que costuma ficar sentado, mendigando?” 8Portanto, os vizinhos e aqueles que o conheciam como cego, diziam: “Não é este o mesmo homem que costuma ficar sentado, mendigando?”
At3:2,10
Atos 3:2,10
2 E aconteceu que um homem, aleijado de nascença, estava sendo carregado para um dos portões do templo, chamado Portão Formoso. Todos os dias o colocavam ali para pedir esmolas aos que entravam no templo. (…) 10 reconheceu que era ele, aquele mesmo homem que estivera prostrado junto ao Portão Formoso do templo; e ficaram plenos de temor e perplexidade com o que lhe acontecera. A severa pregação de Pedro
LivJoaoCap009:009009 Alguns afirmavam: “É ele mesmo.” Outros comentavam: “Apenas se parece com ele.” Ele mesmo, entretanto, assegurava-lhes: “Sou eu o homem.” 9Alguns afirmavam: “É ele mesmo.” Outros comentavam: “Apenas se parece com ele.” Ele mesmo, entretanto, assegurava-lhes: “Sou eu o homem.”
LivJoaoCap009:010010 Por esse motivo, indagaram-lhe: “Como te foram abertos os olhos?” 10Por esse motivo, indagaram-lhe: “Como te foram abertos os olhos?”
LivJoaoCap009:011011 Ele respondeu: “Um homem chamado Jesus misturou terra com saliva, ungiu meus olhos e disse-me: ‘vai, lava-te no tanque de Siloé.’ Então eu fui, lavei-me, e recebi a visão.” 11Ele respondeu: “Um homem chamado Jesus misturou terra com saliva, ungiu meus olhos e disse-me: ‘vai, lava-te no tanque de Siloé.’ Então eu fui, lavei-me, e recebi a visão.”
Jo9:6-7
João 9:6-7
6 Então, tendo dito essas palavras, cuspiu no chão e fez barro com saliva; em seguida ungiu os olhos do cego com aquela mistura. 7 E ordenou ao homem: “Vai, lava-te no tanque de Siloé” . O cego foi, lavou-se e voltou vendo.
LivJoaoCap009:012012 Em seguida lhe perguntaram: “Onde está Ele?” Ao que respondeu: “Não sei.” O homem curado é expulso 12Em seguida lhe perguntaram: “Onde está Ele?” Ao que respondeu: “Não sei.” O homem curado é expulso
LivJoaoCap009:013013 Então, levaram o homem que fora cego à presença dos fariseus. 13Então, levaram o homem que fora cego à presença dos fariseus.
LivJoaoCap009:014014 E era sábado, quando Jesus fez aquela mistura de barro e abriu os olhos do homem cego. 14E era sábado, quando Jesus fez aquela mistura de barro e abriu os olhos do homem cego.
Jo5:9
João 5:9
9 Imediatamente o homem ficou curado, pegou seu leito e andou. E aquele dia era sábado.
LivJoaoCap009:015015 Então, os fariseus também lhe inquiriram como recebera a visão. E o homem tornou a explicar: “Ele aplicou barro aos meus olhos, lavei-me e vejo.” 15Então, os fariseus também lhe inquiriram como recebera a visão. E o homem tornou a explicar: “Ele aplicou barro aos meus olhos, lavei-me e vejo.”
Jo9:10
João 9:10
10 Por esse motivo, indagaram-lhe: “Como te foram abertos os olhos?”
LivJoaoCap009:016016 Por esse motivo, alguns dos fariseus alegavam: “Esse homem não é de Deus, porque não guarda o sábado.” Outros murmuravam: “Como pode um homem, sendo pecador, realizar milagres como esses?” E, novamente, houve divisão entre eles. 16Por esse motivo, alguns dos fariseus alegavam: “Esse homem não é de Deus, porque não guarda o sábado.” Outros murmuravam: “Como pode um homem, sendo pecador, realizar milagres como esses?” E, novamente, houve divisão entre eles.
Mt12:2 Jo7:29,43 Jo9:33 Jo10:19
Mateus 12:2
2 Assim que os fariseus viram aquilo, disseram-lhe: “Vê! Teus discípulos estão fazendo o que não é lícito em dia de sábado!”
João 7:29,43
29 Mas Eu o conheço, porque venho dele e por Ele fui enviado.” (…) 43 Assim houve uma divisão entre o povo por causa dele.
João 9:33
33 Se esse homem não viesse de Deus, não poderia fazer obra alguma.”
João 10:19
19 Por causa dessas palavras, houve novamente divisão entre os judeus.
LivJoaoCap009:017017 Uma vez mais, perguntaram ao homem que fora cego: “Que dizes tu a respeito dele, pelo fato de que abriu os teus olhos?” O homem asseverou-lhes: “Ele é um profeta.” 17Uma vez mais, perguntaram ao homem que fora cego: “Que dizes tu a respeito dele, pelo fato de que abriu os teus olhos?” O homem asseverou-lhes: “Ele é um profeta.”
Jo4:19 Jo6:14
João 4:19
19 Reconheceu a mulher: “Senhor, eu percebo que tu és um profeta!
João 6:14
14 Então, vendo aqueles homens o sinal que Jesus havia realizado, disseram: “Este é, verdadeiramente, o Profeta que devia vir ao mundo.” Jesus caminha sobre o mar Mt 14.22-33; Mc 6.45-52
LivJoaoCap009:018018 Contudo, os judeus não acreditaram que ele fosse cego e havia recebido a visão, até que fossem chamados os pais daquele que recebera a visão. 18Contudo, os judeus não acreditaram que ele fosse cego e havia recebido a visão, até que fossem chamados os pais daquele que recebera a visão.
Jo9:13,22
João 9:13,22
13 Então, levaram o homem que fora cego à presença dos fariseus. (…) 22 Seus pais responderam dessa maneira porque estavam com medo dos judeus; pois estes já haviam acordado que, se alguém confessasse que Jesus era o Cristo, seria expulso da sinagoga.
LivJoaoCap009:019019 Então os interrogaram: “É este o vosso filho, o qual vós dizeis que nasceu cego? Como, então, ele pode ver agora?” 19Então os interrogaram: “É este o vosso filho, o qual vós dizeis que nasceu cego? Como, então, ele pode ver agora?”
LivJoaoCap009:020020 Os pais lhes responderam: “Sabemos que ele é nosso filho e que nasceu cego. 20Os pais lhes responderam: “Sabemos que ele é nosso filho e que nasceu cego.
LivJoaoCap009:021021 Mas não sabemos o significado de ele estar vendo agora, e também não sabemos quem lhe abriu os olhos. Perguntai a ele, já tem idade. Ele falará de si mesmo.” 21Mas não sabemos o significado de ele estar vendo agora, e também não sabemos quem lhe abriu os olhos. Perguntai a ele, já tem idade. Ele falará de si mesmo.”
LivJoaoCap009:022022 Seus pais responderam dessa maneira porque estavam com medo dos judeus; pois estes já haviam acordado que, se alguém confessasse que Jesus era o Cristo, seria expulso da sinagoga. 22Seus pais responderam dessa maneira porque estavam com medo dos judeus; pois estes já haviam acordado que, se alguém confessasse que Jesus era o Cristo, seria expulso da sinagoga.
Jo7:13,45-52 Jo12:42 Jo16:2 Rm10:9
João 7:13,45-52
13 Todavia, ninguém falava dele em público, por medo dos judeus. (…) 45 Então, os guardas do templo voltaram aos chefes dos sacerdotes e aos fariseus, os quais lhes inquiriram: “Por que não o trouxestes?” 46 Os guardas explicaram: “Nenhum homem jamais falou como este Homem!” 47 Replicaram-lhes os fariseus: “Será possível que fostes vós também iludidos? 48 Porventura, acreditou nele alguém das autoridades ou dos fariseus? 49 E, quanto a esse povo comum, que nada sabe da Lei, são uns malditos!” 50 Nicodemos, sendo um dos sacerdotes, o qual estivera com Jesus à noite, questionou-os: 51 “Acaso a nossa lei julga um homem, sem primeiro ouvi-lo e saber o que ele está fazendo?” 52 Eles responderam-lhe: “És igualmente tu um galileu? Procura e verás que nenhum profeta se levantou na Galileia.”
João 12:42
42 Apesar disso, muitos dentre as próprias autoridades acreditaram nele, mas devido aos fariseus, não declaravam sua fé, para não serem excluídos da sinagoga;
João 16:2
2 Eles vos expulsarão das sinagogas; e mais: chegará o tempo quando quem vos matar pensará que está prestando um culto a Deus.
Romanos 10:9
9 Se, com tua boca, confessares que Jesus é Senhor, e creres em teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo!
LivJoaoCap009:023023 Foi por isso que seus pais disseram: “Perguntai a ele, já tem idade.” 23Foi por isso que seus pais disseram: “Perguntai a ele, já tem idade.”
Jo9:21
João 9:21
21 Mas não sabemos o significado de ele estar vendo agora, e também não sabemos quem lhe abriu os olhos. Perguntai a ele, já tem idade. Ele falará de si mesmo.”
LivJoaoCap009:024024 Então, eles chamaram de novo o homem que fora cego e lhe ordenaram: “Dá glória a Deus! Pois nós sabemos que esse homem é pecador.” 24Então, eles chamaram de novo o homem que fora cego e lhe ordenaram: “Dá glória a Deus! Pois nós sabemos que esse homem é pecador.”
Js7:19 1Sm6:5 Is42:12 Jr13:16 Jo9:16 At12:23
Josué 7:19
19 Josué disse a Acã: “Meu filho, para a glória de Yahweh, o Deus de Israel, diga a verdade. Declara-me o que fizeste e nada me ocultes!”
1 Samuel 6:5
5 Fazei imagens dos vossos tumores e imagens dos vossos ratos, que devastam a vossa terra, e dai glória ao Deus de Israel. É bem possível que este gesto alivie a mão de Deus de cima de vós, do vosso deus e de toda a terra onde habitais!
Isaías 42:12
12 declarem honra a Yahweh e anunciem a sua glória em todas as terras sobre o mar!
Jeremias 13:16
16 Daí glória ao SENHOR, vosso Deus, antes que cheguem as trevas e antes que vossos pés tropecem nos montes escuros, antes que, esperando vós a luz, ele a transforme na mais densa escuridão e a reduza à noite sem fim.
João 9:16
16 Por esse motivo, alguns dos fariseus alegavam: “Esse homem não é de Deus, porque não guarda o sábado.” Outros murmuravam: “Como pode um homem, sendo pecador, realizar milagres como esses?” E, novamente, houve divisão entre eles.
Atos 12:23
23 Mas, considerando que Herodes não ofereceu glória a Deus, no mesmo instante um anjo do Senhor o feriu, e ele morreu comido de vermes.
LivJoaoCap009:025025 Ao que ele retorquiu: “Se ele é um pecador ou não, eu não sei. Todavia, uma verdade eu sei: eu era cego; agora vejo.” 25Ao que ele retorquiu: “Se ele é um pecador ou não, eu não sei. Todavia, uma verdade eu sei: eu era cego; agora vejo.”
Jo9:18,24
João 9:18,24
18 Contudo, os judeus não acreditaram que ele fosse cego e havia recebido a visão, até que fossem chamados os pais daquele que recebera a visão. (…) 24 Então, eles chamaram de novo o homem que fora cego e lhe ordenaram: “Dá glória a Deus! Pois nós sabemos que esse homem é pecador.”
LivJoaoCap009:026026 E, novamente lhe indagaram: “O que Ele te fez? Como abriu teus olhos?” 26E, novamente lhe indagaram: “O que Ele te fez? Como abriu teus olhos?”
LivJoaoCap009:027027 O homem lhes respondeu: “Eu já o disse, mas vós não credes. Por que desejais ouvir tudo uma vez mais? Acaso também quereis tornar-vos discípulo dele?” 27O homem lhes respondeu: “Eu já o disse, mas vós não credes. Por que desejais ouvir tudo uma vez mais? Acaso também quereis tornar-vos discípulo dele?”
Jo9:15
João 9:15
15 Então, os fariseus também lhe inquiriram como recebera a visão. E o homem tornou a explicar: “Ele aplicou barro aos meus olhos, lavei-me e vejo.”
LivJoaoCap009:028028 Por isso, o insultaram e disseram: “Tu, sim, és um discípulo dele; mas nós somos discípulos de Moisés. 28Por isso, o insultaram e disseram: “Tu, sim, és um discípulo dele; mas nós somos discípulos de Moisés.
Jo5:45
João 5:45
45 Não penseis que Eu vos acusarei diante do Pai. Quem vos acusa é Moisés, em quem tendes depositado a vossa esperança.
LivJoaoCap009:029029 Sabemos que Deus falou a Moisés; mas quanto a esse sujeito, nem sabemos de onde vem.” 29Sabemos que Deus falou a Moisés; mas quanto a esse sujeito, nem sabemos de onde vem.”
Jo8:14
João 8:14
14 Respondeu Jesus, assegurando-lhes: “Ainda que Eu testifique de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro, pois sei de onde vim e para onde vou. Todavia, vós não sabeis de onde venho e para onde vou.
LivJoaoCap009:030030 O homem questionou: “Ora, isso é surpreendente! Vós não sabeis de onde Ele vem, e mesmo assim, abriu-me os olhos! 30O homem questionou: “Ora, isso é surpreendente! Vós não sabeis de onde Ele vem, e mesmo assim, abriu-me os olhos!
Jo3:10 Jo12:37
João 3:10
10 Explicou-lhe Jesus: “Tu és mestre em Israel e não compreendes essas verdades?
João 12:37
37 Mas, embora tivesse realizado tantos milagres diante deles, não creram em Jesus,
LivJoaoCap009:031031 É sabido que Deus não ouve pecadores; mas a todo adorador de Deus, e a todo que faz a sua vontade, a esse Ele atende. 31É sabido que Deus não ouve pecadores; mas a todo adorador de Deus, e a todo que faz a sua vontade, a esse Ele atende.
Jó27:9 Sl34:15-16 Sl66:18 Sl145:19 Pv15:20 Pv28:9 Tg5:16
Jó 27:9
9 Porventura Deus ouvirá o seu clamor, quando chegar a hora da aflição e da dor?
Salmos 34:15-16
15 Os olhos do SENHOR contemplam os justos, e seus ouvidos estão atentos ao seu clamor por socorro. 16 A face do SENHOR está contra os que praticam o mal, para da terra apagar qualquer lembrança deles.
Salmos 66:18
18 Se eu, no coração, tivesse visado a maldade, o Senhor não me teria escutado.
Salmos 145:19
19 Assim, Ele realiza os desejos daqueles que o reverenciam; ouve-os clamar por socorro e os salva.
Provérbios 15:20
20 O filho sábio proporciona alegrias a seu pai, mas o insensato despreza sua própria mãe.
Provérbios 28:9
9 O que desvia o ouvido para não ouvir a Lei, até mesmo sua oração se torna abominável.
Tiago 5:16
16 Portanto, confessai vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros para serdes curados. A súplica de uma pessoa justa é muito poderosa e eficaz.
LivJoaoCap009:032032 Desde o início do mundo, jamais se ouviu que alguém tenha aberto os olhos de um cego de nascença. 32Desde o início do mundo, jamais se ouviu que alguém tenha aberto os olhos de um cego de nascença.
LivJoaoCap009:033033 Se esse homem não viesse de Deus, não poderia fazer obra alguma.” 33Se esse homem não viesse de Deus, não poderia fazer obra alguma.”
Jo1:21 Jo3:2 Jo9:16
João 1:21
21 E o questionaram: “Quem és, então? És tu Elias?” Ele disse: “Não o sou.” “És tu o Profeta?” E João afirmou: “Não.”
João 3:2
2 Ele, de noite, procurou a Jesus e lhe disse: “Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer esses sinais que estás realizando, se Deus não estiver com ele.”
João 9:16
16 Por esse motivo, alguns dos fariseus alegavam: “Esse homem não é de Deus, porque não guarda o sábado.” Outros murmuravam: “Como pode um homem, sendo pecador, realizar milagres como esses?” E, novamente, houve divisão entre eles.
LivJoaoCap009:034034 Então, concluíram: “Tu que nasceste repleto de pecados, pretendes nos ensinar?” E o excluíram. Os cegos receberão a visão 34Então, concluíram: “Tu que nasceste repleto de pecados, pretendes nos ensinar?” E o excluíram. Os cegos receberão a visão
Jo9:2,22
João 9:2,22
2 E seus discípulos lhe perguntaram: “Rabi, quem pecou, este homem ou seus pais, para que nascesse cego?” (…) 22 Seus pais responderam dessa maneira porque estavam com medo dos judeus; pois estes já haviam acordado que, se alguém confessasse que Jesus era o Cristo, seria expulso da sinagoga.
LivJoaoCap009:035035 Jesus ouviu que o haviam expulsado, e, quando o encontrou, lhe disse: “Acreditas tu no Filho de Deus?” 35Jesus ouviu que o haviam expulsado, e, quando o encontrou, lhe disse: “Acreditas tu no Filho de Deus?”
Jo10:36
João 10:36
36 como vós dizeis daquele a quem o Pai santificou e enviou a esse mundo: ‘Tu blasfemas!’, porque vos declarei: ‘Eu Sou o Filho de Deus?’
LivJoaoCap009:036036 O homem respondeu: “Quem é Ele, Senhor, para que eu possa nele crer?” 36O homem respondeu: “Quem é Ele, Senhor, para que eu possa nele crer?”
Rm10:14
Romanos 10:14
14 No entanto, como invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram falar? E como ouvirão, se não há quem pregue?
LivJoaoCap009:037037 E Jesus lhe assegurou: “Tu o estás vendo. É este que te fala.” 37E Jesus lhe assegurou: “Tu o estás vendo. É este que te fala.”
Jo4:26
João 4:26
26 Assegurou-lhe Jesus: “Eu, que te falo, sou o Messias.” A grande colheita
LivJoaoCap009:038038 Então, declarou o homem: “Senhor, eu creio!” E prostrando-se diante de Jesus, o adorou. 38Então, declarou o homem: “Senhor, eu creio!” E prostrando-se diante de Jesus, o adorou.
LivJoaoCap009:039039 Então revelou Jesus: “Eu vim a este mundo para julgamento, a fim de que os cegos vejam e os que vêem se tornem cegos.” 39Então revelou Jesus: “Eu vim a este mundo para julgamento, a fim de que os cegos vejam e os que vêem se tornem cegos.”
Mt9:13 Mt11:25 Mt13:13 Mc4:12 Lc4:18 Jo5:22 2Co2:16
Mateus 9:13
13 Portanto, ide aprender o que significa isto: ‘Misericórdia quero, e não sacrifícios’. Pois não vim resgatar justos e sim pecadores’”. O novo e definitivo vinho
Mateus 11:25
25 Naquela ocasião, em resposta, Jesus proclamou: “Graças te dou, ó Pai, Senhor dos céus e da terra, pois escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos.
Mateus 13:13
13 Por isso lhes falo por meio de parábolas; porque, vendo, não enxergam; e escutando, não ouvem, muito menos compreendem.
Marcos 4:12
12 com o propósito de que: ‘mesmo que vejam, não percebam; ainda que ouçam, não compreendam, e isso para que não se convertam e sejam perdoados’”.
Lucas 4:18
18 “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para pregar o Evangelho aos pobres. Ele me enviou para proclamar a libertação dos aprisionados e a recuperação da vista aos cegos; para restituir a liberdade aos oprimidos,
João 5:22
22 Assim, o Pai a ninguém julga, mas confiou todo o julgamento ao Filho,
2 Coríntios 2:16
16 Para estes últimos, somos cheiro de morte para a morte, mas para aqueles outros, a boa fragrância de vida para vida. Mas quem são os que estão capacitados para essas verdades?
LivJoaoCap009:040040 Alguns fariseus que estavam com Ele, ao ouvirem essas palavras, perguntaram a Jesus: “Porventura, nós também somos cegos?” 40Alguns fariseus que estavam com Ele, ao ouvirem essas palavras, perguntaram a Jesus: “Porventura, nós também somos cegos?”
Rm2:19
Romanos 2:19
19 Tu que estás certo de que foi chamado para ser guia de cegos, luz para os que estão na escuridão,
LivJoaoCap009:041041 Afirmou-lhes Jesus: “Se vós fôsseis cegos, não seríeis culpados; mas uma vez que alegais: ‘Nós vemos!’, por essa razão, o pecado persiste dentro de vós. 41Afirmou-lhes Jesus: “Se vós fôsseis cegos, não seríeis culpados; mas uma vez que alegais: ‘Nós vemos!’, por essa razão, o pecado persiste dentro de vós.
Jo15:22,24 Jo19:11 1Jo1:8
João 15:22,24
22 Se Eu não tivesse vindo e falado ao mundo, eles não seriam culpados. Mas, agora, eles não têm qualquer desculpa pelos pecados que cometeram. (…) 24 Se Eu não tivesse realizado entre eles obras que ninguém jamais fez, eles não seriam culpados de pecado. Mas agora eles viram e presenciaram tudo, e mesmo assim odiaram a mim e a meu Pai.
João 19:11
11 Ao que Jesus lhe afirmou: “Não terias qualquer poder sobre mim, se não te fosse dado de cima. Por isso, aquele que me entregou a ti é culpado de um pecado ainda maior.”
1 João 1:8
8 Se declaramos que não temos pecado algum enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.