Ocultar/Mostrar
LivrosCapítulosVersículosTexto   
LivJoaoCap006:001001 Passado algum tempo, Jesus foi para a outra margem do mar da Galileia, que é o mar de Tiberíades. 1

A multiplicação dos pães

Passado algum tempo, Jesus foi para a outra margem do mar da Galileia, que é o mar de Tiberíades.
Mt4:18 Mt14:13-21 Mc6:32-44 Lc9:10-17 Jo6:1-13 Jo21:1
Mateus 4:18
18 E, caminhando junto ao mar da Galiléia, viu Jesus dois irmãos: Simão, chamado Pedro e André que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores.
Mateus 14:13-21
13 Assim que Jesus ouviu essas coisas, retirou-se de barco, em particular, para um lugar deserto. As multidões, entretanto, ao saberem disso, saíram das cidades e o seguiram a pé. 14 Quando Jesus deixou o barco, viu numerosa multidão; sentiu-se movido de grande compaixão pelo povo, e curou os seus doentes. 15 Ao final do dia, os discípulos se aproximaram de Jesus e disseram: “Este é um lugar deserto, e já está entardecendo. Manda embora, pois, as multidões, para que possam ir aos povoados comprar comida”. 16 Jesus, porém, lhes respondeu: “O povo não precisa ir embora; dai-lhes vós mesmos algo para comer”. 17 Ao que eles replicaram: “Tudo o que temos aqui são cinco pequenos pães e dois peixes!” 18 Mas Jesus lhes disse: “Tragam-nos aqui para mim”. 19 E mandou que as multidões se assentassem sobre o gramado. Tomou, então, os cinco pães e os dois peixes e, olhando para o céu, os abençoou. Em seguida, tendo partido os pães, deu-os aos discípulos, e estes serviram às multidões. 20 Todos comeram até ficar satisfeitos, e os discípulos recolheram doze cestas cheias de pedaços que sobraram. 21 Os que se alimentaram foram cerca de cinco mil homens, sem contar as mulheres e as crianças. Jesus anda sobre o mar
Marcos 6:32-44
32 E saindo de barco foram para um local despovoado. 33 Entretanto, muitos dos que os viram retirar-se, tendo-os reconhecido, saíram correndo a pé de todas as cidades e chegaram lá antes deles. 34 Quando Jesus desceu do barco e observou aquele enorme ajuntamento de pessoas, sentiu compaixão por elas, porquanto eram como ovelhas sem pastor. E, sem demora, passou a ministrar-lhes muitas orientações. 35 Com o passar das horas, o final da tarde estava chegando, e por isso, os discípulos se aproximaram de Jesus e avisaram: “Este lugar é deserto e a hora já muito avançada! 36 Despede, pois, a multidão para que possam ir aos campos e povoados vizinhos comprar para si o que comer”. 37 Jesus porém os instruiu: “Provede-lhes vós mesmos de comer”. Ao que lhe replicaram: “Devemos ir e comprar cerca de duzentos denários de pão para dar-lhes de comer?” 38 Mas Jesus lhes indaga: “Quantos pães tendes? Ide verificar!”. E tendo-se informado, comunicaram: “Cinco pães e dois peixes”. 39 Então Jesus determinou-lhes que fizessem com que todo o povo se acomodasse em grupos, reclinados sobre a relva verde do campo. 40 E assim o fizeram, assentando-se em grupos de cem em cem e de cinqüenta em cinqüenta. 41 E, tomando Ele os cinco pães e os dois peixes, elevou os olhos ao céu, rendeu graças e partiu os pães. A seguir, os entregou aos seus discípulos para que os servissem ao povo. Da mesma maneira repartiu os dois peixes entre toda a multidão ali reunida. 42 Todas as pessoas comeram à vontade e ficaram satisfeitas. 43 Os discípulos ainda recolheram doze cestos repletos de pedaços de pão e de peixe. 44 E foram alimentados cinco mil homens naquele dia. Jesus caminha sobre as águas
Lucas 9:10-17
10 Entrementes, ao regressarem os apóstolos, relataram a Jesus tudo quanto tinham realizado. Então Ele os levou consigo, e retiraram-se para uma cidade chamada Betsaida. 11 Contudo, as multidões ficaram sabendo, e o seguiram. Ele as acolheu, e ensinava-lhes acerca do Reino de Deus, e atendia a todos que tinham necessidade de qualquer cura. 12 Ao cair da tarde, os Doze se aproximaram de Jesus e lhe sugeriram: “Despede a multidão para que possam ir aos campos vizinhos e aos povoados, e encontrem alimento e pousada, pois aqui estamos em lugar desabitado”. 13 No entanto, Ele lhes ordenou: “Dai-lhes vós algo com que possam se alimentar”. Mas eles replicaram: “Não temos nada além de cinco pães e dois peixes, a não ser que compremos comida para todo esse povo”. 14 Pois estavam ali reunidos cerca de cinco mil homens. Ele, então, orientou aos seus discípulos: “Fazei-os sentar em grupos de cinqüenta pessoas”. 15 E assim procederam os discípulos, e todos se assentaram. 16 Então, tomando os cinco pães e os dois peixes, e erguendo o olhar em direção ao céu, deu graças e os partiu. Em seguida, entregou-os aos discípulos para que os servissem para toda a multidão. 17 E aconteceu que todas as pessoas se alimentaram até ficarem plenamente satisfeitas, e os discípulos recolheram doze cestos repletos de pedaços que haviam sobrado. Pedro confessa que Jesus é o Cristo
João 6:1-13
1 Passado algum tempo, Jesus foi para a outra margem do mar da Galileia, que é o mar de Tiberíades. …
João 21:1
1 Algum tempo depois, Jesus apareceu de novo aos seus discípulos, à margem do mar de Tiberíades.
LivJoaoCap006:002002 Então, uma grande multidão o seguia, porque tinham visto os sinais que Ele realizava nos enfermos. 2Então, uma grande multidão o seguia, porque tinham visto os sinais que Ele realizava nos enfermos.
LivJoaoCap006:003003 E Jesus subiu ao monte, e sentou-se ali com seus discípulos. 3E Jesus subiu ao monte, e sentou-se ali com seus discípulos.
Jo6:15
João 6:15
15 Percebendo, então, Jesus, que estavam prestes a vir e levá-lo à força para o proclamarem rei, retirou-se novamente, sozinho, para o monte.
LivJoaoCap006:004004 Ora, a Páscoa, uma festa dos judeus, estava próxima. 4Ora, a Páscoa, uma festa dos judeus, estava próxima.
Êx12:1-51 Jo2:13 Jo5:1 Jo7:2 Jo11:55
Êxodo 12:1-51
1 Disse Yahweh a Moisés e a Arão na terra do Egito: 2 Que este mês seja para vós o princípio dos meses; será o primeiro mês do ano. 3 Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: No dia dez deste mês, que cada homem tome para si um cordeiro para cada família, um cordeiro para cada casa. 4 Entretanto, se a família for pequena para consumir um cordeiro, então se juntará com o vizinho mais próximo de sua casa, conforme o número de pessoas. O cordeiro será escolhido na proporção do que cada um puder comer. 5 O cordeiro será macho, sem defeito e de um ano. Vós o escolhereis entre os cordeiros ou entre os cabritos, (… continua …)
João 2:13
13 A Páscoados judeus estava se aproximando, e Jesus subiu para Jerusalém.
João 5:1
1 Algum tempo depois, havia uma festa dos judeus, e Jesus subiu para Jerusalém.
João 7:2
2 Nessa ocasião, a festa judaica dos Tabernáculos estava próxima.
João 11:55
55 A Páscoa dos judeus estava próxima, e muitos daquela região do interior subiram para Jerusalém, a fim de participarem das cerimônias de purificação antes da Páscoa.
LivJoaoCap006:005005 Jesus ergueu os olhos e, vendo uma grande multidão que vinha em sua direção, disse a Filipe: “Onde compraremos pães para lhes dar a comer?” 5Jesus ergueu os olhos e, vendo uma grande multidão que vinha em sua direção, disse a Filipe: “Onde compraremos pães para lhes dar a comer?”
Lc6:20 Jo1:44
Lucas 6:20
20 Então, dirigindo o olhar para os seus discípulos, Jesus lhes declarou: “Bem-aventurados vós, os pobres, porquanto a vós pertence o Reino de Deus.
João 1:44
44 Ora, Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro.
LivJoaoCap006:006006 Mas disse isso apenas para o provar, pois Ele bem sabia o que ia fazer. 6Mas disse isso apenas para o provar, pois Ele bem sabia o que ia fazer.
LivJoaoCap006:007007 Filipe lhe respondeu: “Duzentos denários não seriam suficientes para que cada um recebesse um pequeno pedaço de pão.” 7Filipe lhe respondeu: “Duzentos denários não seriam suficientes para que cada um recebesse um pequeno pedaço de pão.”
Um "Denário" ou "Dinheiro" equivalia a um dia de trabalho
Mc6:37
Marcos 6:37
37 Jesus porém os instruiu: “Provede-lhes vós mesmos de comer”. Ao que lhe replicaram: “Devemos ir e comprar cerca de duzentos denários de pão para dar-lhes de comer?”
LivJoaoCap006:008008 Um de seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse a Jesus: 8Um de seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse a Jesus:
Jo1:40,44
João 1:40,44
40 Um dos dois que ouviram João falar e seguiram a Jesus, era André, irmão de Simão Pedro. (…) 44 Ora, Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro.
LivJoaoCap006:009009 “Há aqui um rapaz com cinco pães de cevada e dois peixes pequenos; mas de que servem no meio de tanta gente?” 9“Há aqui um rapaz com cinco pães de cevada e dois peixes pequenos; mas de que servem no meio de tanta gente?”
2Rs4:42-43
2 Reis 4:42-43
42 Um homem veio de Báal-Shalisha, Baal-Salisa, trazendo consigo pães das primícias, vinte pães de cevada, feitos dos primeiros grãos da colheita, e também algumas espigas verdes. Então Eliseu orientou ao seu servo: “Serve ao povo para que coma!” 43 Porém o seu servo lhe questionou: “Como servirei a cem homens?” Eliseu replicou: “Serve o povo para que coma, porque diz Yahweh, o SENHOR: ‘Comerão e ainda sobrará!’
LivJoaoCap006:010010 Então Jesus disse: “Fazei que o povo se assente”; pois havia muita grama naquele lugar. Assim, assentaram-se os homens em número de quase cinco mil. 10Então Jesus disse: “Fazei que o povo se assente”; pois havia muita grama naquele lugar. Assim, assentaram-se os homens em número de quase cinco mil.
Mc6:39
Marcos 6:39
39 Então Jesus determinou-lhes que fizessem com que todo o povo se acomodasse em grupos, reclinados sobre a relva verde do campo.
LivJoaoCap006:011011 Jesus pegou os pães e, tendo dado graças, repartiu-os entre os discípulos,e para os que estavam assentados; e da mesma maneira se fez com os peixes, tanto quanto desejaram. 11Jesus pegou os pães e, tendo dado graças, repartiu-os entre os discípulos,e para os que estavam assentados; e da mesma maneira se fez com os peixes, tanto quanto desejaram.
Mt15:36 Jo6:23
Mateus 15:36
36 Tomou os sete pães e os pequenos peixes e deu graças. Em seguida os partiu e os entregou aos discípulos, e estes distribuíram à multidão.
João 6:23
23 Entretanto, outros barcos chegaram de Tiberíades, próximo do lugar onde o povo havia comido o pão, após o Senhor haver dado graças.
LivJoaoCap006:012012 E quando estavam fartos, disse Jesus aos seus discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca.” 12E quando estavam fartos, disse Jesus aos seus discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca.”
LivJoaoCap006:013013 Assim sendo, eles os ajuntaram e encheram doze cestos com os pedaços dos cinco pães de cevada, deixados por aqueles que haviam comido. 13Assim sendo, eles os ajuntaram e encheram doze cestos com os pedaços dos cinco pães de cevada, deixados por aqueles que haviam comido.
LivJoaoCap006:014014 Então, vendo aqueles homens o sinal que Jesus havia realizado, disseram: “Este é, verdadeiramente, o Profeta que devia vir ao mundo.” Jesus caminha sobre o mar Mt 14.22-33; Mc 6.45-52 14Então, vendo aqueles homens o sinal que Jesus havia realizado, disseram: “Este é, verdadeiramente, o Profeta que devia vir ao mundo.” Jesus caminha sobre o mar Mt 14.22-33; Mc 6.45-52
Mt11:3 Mt21:11 Jo1:21 Jo4:19 Jo7:40 Jo11:27
Mateus 11:3
3 “És tu Aquele que haveria de vir ou devemos aguardar outro?”
Mateus 21:11
11 Então as multidões exclamavam: “Este é o profeta Jesus, vindo de Nazaré da Galiléia!” O templo é casa de oração!
João 1:21
21 E o questionaram: “Quem és, então? És tu Elias?” Ele disse: “Não o sou.” “És tu o Profeta?” E João afirmou: “Não.”
João 4:19
19 Reconheceu a mulher: “Senhor, eu percebo que tu és um profeta!
João 7:40
40 Então, muitos dentre a multidão, quando ouviram essas palavras, disseram: “Verdadeiramente este é o Profeta.”
João 11:27
27 Ela lhe afirmou: “Sim, Senhor, eu creio que Tu és o Cristo, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo.” Jesus vence a morte
LivJoaoCap006:015015 Percebendo, então, Jesus, que estavam prestes a vir e levá-lo à força para o proclamarem rei, retirou-se novamente, sozinho, para o monte. 15

Jesus anda sobre as águas

Percebendo, então, Jesus, que estavam prestes a vir e levá-lo à força para o proclamarem rei, retirou-se novamente, sozinho, para o monte.
Mt8:18 Mt14:22-33 Mc6:45-51 Jo6:3,15-21 Jo12:12-15
Mateus 8:18
18 Quando Jesus viu que uma multidão o rodeava, ordenou que atravessassem para o outro lado do mar.
Mateus 14:22-33
22 Imediatamente após, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para o outro lado, enquanto Ele despedia as multidões. 23 Assim que mandou o povo embora, subiu sozinho a um monte para orar. Ao chegar da noite, lá estava Ele, só. 24 Todavia, o barco já estava longe, no meio do mar, sendo fustigado pelas ondas; pois o vento era contrário. 25 Na quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar. 26 Quando os discípulos o viram andando sobre as águas, ficaram aterrorizados e exclamaram: “É um fantasma!” E gritavam de medo. 27 Mas, imediatamente, Jesus lhes disse: “Tende bom ânimo! Sou Eu. Não temais!” 28 Ao que Pedro exclamou: “Senhor! Se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas”. 29 Então Jesus lhe responde: “Vem!” E Pedro, deixando o barco, andou por sobre as águas e foi na direção de Jesus. 30 Todavia, reparando na força do vento, teve medo, e começando a afundar, gritou: “Senhor! Salva-me!” 31 Jesus estendeu imediatamente a mão, segurou-o e lhe disse: “Homem de pequena fé, por que duvidaste?” 32 Assim que ambos entraram no barco, cessou o vento. 33 Então os que estavam no barco adoraram-no, exclamando: “Verdadeiramente Tu és o Filho de Deus”.
Marcos 6:45-51
45 Logo em seguida, insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e seguissem adiante dele para Betsaida, enquanto Ele se despedia do povo. 46 Tendo-o despedido, subiu a um monte para orar. 47 Chegando a noite, o barco estava no meio do mar, e Jesus encontrava-se sozinho em terra. 48 Ele notou que os discípulos remavam com dificuldade, pois o vento soprava contra eles. Em plena madrugada, Jesus vinha na direção deles, andando sobre o mar; e já estava prestes a passar por eles. 49 Assim que o viram caminhando sobre as águas, logo pensaram se tratar de um fantasma. E por isso gritaram. 50 Pois todos o tinham visto e ficaram apavorados. Contudo, Jesus lhes anunciou: “Tende coragem! Sou Eu! Não tenhais medo!”. 51 Então logo subiu no barco para junto deles, e o vento se acalmou; e eles ficaram pasmos.
João 6:3,15-21
3 E Jesus subiu ao monte, e sentou-se ali com seus discípulos. (…) 15 Percebendo, então, Jesus, que estavam prestes a vir e levá-lo à força para o proclamarem rei, retirou-se novamente, sozinho, para o monte. …
João 12:12-15
12 No dia seguinte, a grande multidão que tinha vindo para a festa, assim que ouviu que Jesus estava chegando a Jerusalém, 13 pegou ramos de palmeiras e saiu ao seu encontro, exultando: “Hosana! Bendito o que vem em o Nome do Senhor!Bendito o Rei de Israel!” 14 E Jesus, tendo conseguido um jumentinho, montou-o, conforme está escrito: 15 “Não tenha medo, ó filha de Sião; eis que o seu Rei está chegando, montado em um jumentinho.”
LivJoaoCap006:016016 Ao anoitecer, seus discípulos desceram para o mar. 16Ao anoitecer, seus discípulos desceram para o mar.
LivJoaoCap006:017017 Entraram num barco e passaram para o outro lado, rumo a Cafarnaum. Já estava escuro, e Jesus ainda não havia chegado até eles. 17Entraram num barco e passaram para o outro lado, rumo a Cafarnaum. Já estava escuro, e Jesus ainda não havia chegado até eles.
LivJoaoCap006:018018 O mar agitava-se devido ao forte vento que soprava. 18O mar agitava-se devido ao forte vento que soprava.
LivJoaoCap006:019019 Quando eles haviam remado uns vinte e cinco a trinta estádios, viram Jesus aproximando-se do barco, andando sobre o mar, e ficaram amedrontados. 19Quando eles haviam remado uns vinte e cinco a trinta estádios, viram Jesus aproximando-se do barco, andando sobre o mar, e ficaram amedrontados.
"Estádios" (grego "stadia"); Um "stadion" era por volta de 185 metros, sendo assim: 25 estádios ≈ 4,63 km; 30 estádios ≈ 5,55 km
LivJoaoCap006:020020 Mas Ele tranquilizou-os dizendo: “Sou eu! Não temais.” 20Mas Ele tranquilizou-os dizendo: “Sou eu! Não temais.”
Lc24:38-39
Lucas 24:38-39
38 Todavia, Ele lhes exortou: “Por que estais apavorados? E por qual motivo sobem dúvidas ao vosso coração? 39 Observai as minhas mãos e meus pés e vede que Eu Sou o mesmo! Tocai-me e comprovai o que vos afirmo. Por que um espírito não tem carne nem ossos, como percebeis que Eu tenho.
LivJoaoCap006:021021 Então, eles, de boa vontade, o receberam no barco, e imediatamente chegaram à praia para a qual se dirigiam. Jesus é o pão do céu 21Então, eles, de boa vontade, o receberam no barco, e imediatamente chegaram à praia para a qual se dirigiam. Jesus é o pão do céu
LivJoaoCap006:022022 No dia seguinte, as pessoas que ficaram do outro lado do mar viram que ali não havia senão um barco e Jesus não havia entrado nele com seus discípulos, mas que eles tinham partido sós. 22

Jesus, o pão da vida

No dia seguinte, as pessoas que ficaram do outro lado do mar viram que ali não havia senão um barco e Jesus não havia entrado nele com seus discípulos, mas que eles tinham partido sós.
Jo21:8
João 21:8
8 Mas os outros discípulos vieram no pequeno barco, arrastando a rede com os peixes; pois não estavam longe da praia, senão uns duzentos côvados.
LivJoaoCap006:023023 Entretanto, outros barcos chegaram de Tiberíades, próximo do lugar onde o povo havia comido o pão, após o Senhor haver dado graças. 23Entretanto, outros barcos chegaram de Tiberíades, próximo do lugar onde o povo havia comido o pão, após o Senhor haver dado graças.
Jo6:11
João 6:11
11 Jesus pegou os pães e, tendo dado graças, repartiu-os entre os discípulos,e para os que estavam assentados; e da mesma maneira se fez com os peixes, tanto quanto desejaram.
LivJoaoCap006:024024 Quando as pessoas da multidão perceberam que Jesus não estava ali nem seus discípulos, entraram em seus barcos e partiram para Cafarnaum à procura de Jesus. 24Quando as pessoas da multidão perceberam que Jesus não estava ali nem seus discípulos, entraram em seus barcos e partiram para Cafarnaum à procura de Jesus.
Mt14:34-36 Mc6:53-56 Jo6:17,24-25,59
Mateus 14:34-36
34 Depois de atravessarem o mar, chegaram a Genesaré. Jesus curou a todos que o tocaram 35 Quando os homens daquele lugar reconheceram Jesus, divulgaram a notícia em toda aquela região e lhe trouxeram todos os enfermos. 36 Suplicavam então a Ele que ao menos pudessem tocar na borda do seu manto. E todos os que nele tocaram ficaram plenamente sãos.
Marcos 6:53-56
53 Depois de atravessarem o mar, chegaram a Genesaré e ali aportaram. 54 Logo que desembarcaram o povo reconheceu Jesus. 55 Multidões viajavam por toda aquela região, levando seus enfermos em macas, para onde ouviam que Ele estava. 56 E onde quer que Ele fosse ministrar, povoados, cidades ou campos, a população trazia os doentes para as praças. E imploravam-lhe que pudessem ao menos tocar na borda do seu manto; e todos os que nele tocavam eram curados.
João 6:17,24-25,59
17 Entraram num barco e passaram para o outro lado, rumo a Cafarnaum. Já estava escuro, e Jesus ainda não havia chegado até eles. (…) 24 Quando as pessoas da multidão perceberam que Jesus não estava ali nem seus discípulos, entraram em seus barcos e partiram para Cafarnaum à procura de Jesus. … (…) 59 Essas verdades disse Jesus, enquanto ensinava na sinagoga em Cafarnaum. Muitos discípulos deixam Jesus
LivJoaoCap006:025025 E, tendo-o encontrado do outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Mestre, quando chegaste aqui?” 25E, tendo-o encontrado do outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Mestre, quando chegaste aqui?”
Jo1:38
João 1:38
38 Então Jesus, voltando-se e vendo que os dois o seguiam, disse-lhes: “Que estais procurando?” Eles disseram: “Rabi , onde estás hospedado?”
LivJoaoCap006:026026 Jesus respondeu a eles assim: “Em verdade, em verdade vos afirmo: vós me buscais não porque vistes os sinais, mas porque comestes os pães e vos fartastes. 26Jesus respondeu a eles assim: “Em verdade, em verdade vos afirmo: vós me buscais não porque vistes os sinais, mas porque comestes os pães e vos fartastes.
Jo6:2,24
João 6:2,24
2 Então, uma grande multidão o seguia, porque tinham visto os sinais que Ele realizava nos enfermos. (…) 24 Quando as pessoas da multidão perceberam que Jesus não estava ali nem seus discípulos, entraram em seus barcos e partiram para Cafarnaum à procura de Jesus.
LivJoaoCap006:027027 Trabalhai, não pelo alimento que se perde, mas pela comida que permanece para a vida eterna, alimento que o Filho do homem vos dará; pois Deus, o Pai, colocou o seu selosobre Ele.” 27Trabalhai, não pelo alimento que se perde, mas pela comida que permanece para a vida eterna, alimento que o Filho do homem vos dará; pois Deus, o Pai, colocou o seu selosobre Ele.”
Is55:2 Ez9:4 Dn7:13 Jo3:33 Jo5:36-37 Jo6:35,50-51,54,58 Jo10:36 Rm4:11 1Co9:2 2Tm2:19
Isaías 55:2
2 Por que investir dinheiro naquilo que não é alimento, e o seu trabalho árduo naquilo que não consegue produzir satisfação? Ouvi-me com toda atenção e comei o que é bom; haveis de deleitar-vos com manjares revigorantes.
Ezequiel 9:4
4 E o SENHOR ordenou-lhe: “Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalém e marca com um sinal a testa das pessoas que se aborrecem e não compactuam de todas as abominações que se cometem no meio do povo!”
Daniel 7:13
13 E eu continuava contemplando minhas visões noturnas, quando vi que alguém semelhante a um ser humano vinha nas nuvens do céu. Ele se deslocou em direção ao ancião bem idoso e foi conduzido à sua presença.
João 3:33
33 Aquele que aceita o seu testemunho, certifica que Deus é verdadeiro.
João 5:36-37
36 Todavia Eu tenho um testemunho maior do que o de João; a própria obra que o Pai me deu para consumar, e que estou realizando, testemunha que o Pai me enviou. 37 E o Pai que me enviou, Ele mesmo testemunhou sobre mim. Jamais ouvistes a sua voz, nem contemplastes a sua face.
João 6:35,50-51,54,58
35 Diante disso, Jesus ministrou-lhes: “Eu sou o Pão da Vida; aquele que vem a mim jamais terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede. (…) 50 Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não morra. 51 Eu sou o Pão Vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que deverei dar pela vida do mundo é a minha carne.” (…) 54 Todo aquele que comer a minha carne e beber o meu sangue tem vida eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia. (…) 58 Este é o pão que desceu do céu. De modo algum comparável ao maná comido por vossos pais, que agora estão mortos. Aquele que comer deste Pão viverá para sempre.”
João 10:36
36 como vós dizeis daquele a quem o Pai santificou e enviou a esse mundo: ‘Tu blasfemas!’, porque vos declarei: ‘Eu Sou o Filho de Deus?’
Romanos 4:11
11 Sendo assim, ele recebeu a marca da circuncisão, como um selo da justiça que ele tinha pela fé, quando ainda não era circuncidado, para que fosse pai de todos os que crêem, ainda que não tenham sido circuncidados, a fim de que a justiça fosse creditada também a favor deles;
1 Coríntios 9:2
2 Se para alguns não sou reconhecido como apóstolo, com toda a certeza o sou para vós. Porquanto, sois o selo do meu apostolado no Senhor.
2 Timóteo 2:19
19 Contudo, o firme fundamento de Deus permanece inabalável e autenticado com esse selo: “O Senhor conhece os seus” e “Aparta-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor”.
LivJoaoCap006:028028 Então, eles questionaram a Jesus: “O que faremos para realizar as obras de Deus?” 28Então, eles questionaram a Jesus: “O que faremos para realizar as obras de Deus?”
1Co15:58 Ap2:26
1 Coríntios 15:58
58 Portanto, meus amados irmãos, permanecei firmes e que absolutamente nada vos abale. Dedicai-vos, dia após dia, à obra do Senhor, plenamente conscientes de que no Senhor, todo o vosso trabalho jamais será improdutivo. Oferta para o povo de Deus
Apocalipse 2:26
26 Ao vencedor, aquele que permanecer nas minhas obras até o fim, Eu lhe darei autoridade sobre as nações.
LivJoaoCap006:029029 Jesus lhes asseverou: “A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por Ele foi enviado.” 29Jesus lhes asseverou: “A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por Ele foi enviado.”
Jo3:17 1Jo3:23
João 3:17
17 Portanto, Deus enviou o seu Filho ao mundo não para condenar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por meio dele.
1 João 3:23
23 Ora, e este é o seu mandamento: que creiamos no Nome de seu Filho Jesus Cristo e amemos uns aos outros, assim como Ele nos ordenou.
LivJoaoCap006:030030 Por esse motivo o desafiaram: “Que sinal poderás realizar para que o vejamos e creiamos em ti? Que obra farás? 30Por esse motivo o desafiaram: “Que sinal poderás realizar para que o vejamos e creiamos em ti? Que obra farás?
Mt12:38
Mateus 12:38
38 Então alguns dos mestres da lei e fariseus lhe pediram: “Mestre, queremos ver de tua parte algum milagre”.
LivJoaoCap006:031031 Nossos pais come­ram o maná no deserto; como está escrito: ‘Ele lhes deu a comer pão do céu’.” 31Nossos pais come­ram o maná no deserto; como está escrito: ‘Ele lhes deu a comer pão do céu’.”
Êx16:15 Nm11:7-9 Ne9:15 Sl78:24-25 Sl105:40 Jo6:49,58 1Co10:3
Êxodo 16:15
15 Assim que os israelitas observaram tudo aquilo, começaram a questionar uns aos outros: “Que é isto?” Pois não sabiam do que se tratava aquela coisa sobre o chão. Explicou-lhes Moisés: “Isto é o pão que Yahweh vos deu para vosso alimento!
Números 11:7-9
7 E o maná era como semente de coentro e tinha a aparência de resina. 8 O povo espalhava-se pelo arraial para recolhê-lo; e o triturava num moinho manual ou socava-o em um pilão; depois cozinhava o maná e com ele fazia bolos. Tinha gosto de bolo amassado com azeite de oliva. 9 Quando o orvalho caía sobre o acampamento durante a noite, caía também o maná.
Neemias 9:15
15 Durante aquele período de fome lhes enviasteManá, pão do céu, e na sede tu mesmo lhes tiraste água da Rocha; orientaste teu povo para adentrar e tomar posse da terra que, sob juramento, havias prometido dar-lhes como herança.
Salmos 78:24-25
24 fez chover maná sobre o povo para que se alimentassem, deu-lhes trigo do céu! 25 Cada pessoa se alimentou do pão dos anjos; enviou-lhes comida à vontade.
Salmos 105:40
40 Pediram, e Ele mandou codornizes, e os saciou com pão do céu.
João 6:49,58
49 Vossos pais comeram o maná no deserto e estão mortos. (…) 58 Este é o pão que desceu do céu. De modo algum comparável ao maná comido por vossos pais, que agora estão mortos. Aquele que comer deste Pão viverá para sempre.”
1 Coríntios 10:3
3 Todos comeram do mesmo alimento espiritual,
LivJoaoCap006:032032 Respondeu-lhes, então, Jesus: “Em verdade, em verdade vos asseguro: não foi Moisés quem vos deu o Pão do céu; mas é meu Pai quem vos dá o verdadeiro pão do céu. 32Respondeu-lhes, então, Jesus: “Em verdade, em verdade vos asseguro: não foi Moisés quem vos deu o Pão do céu; mas é meu Pai quem vos dá o verdadeiro pão do céu.
LivJoaoCap006:033033 Pois o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo.” 33Pois o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo.”
Jo6:50
João 6:50
50 Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não morra.
LivJoaoCap006:034034 Então, eles pediram a Jesus: “Senhor, dá-nos sempre desse pão.” 34Então, eles pediram a Jesus: “Senhor, dá-nos sempre desse pão.”
Jo4:15,33
João 4:15,33
15 A mulher lhe pediu: “Senhor! Dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água.” (…) 33 Então os discípulos disseram uns aos outros: “Será que alguém lhe teria trazido algo para comer?”
LivJoaoCap006:035035 Diante disso, Jesus ministrou-lhes: “Eu sou o Pão da Vida; aquele que vem a mim jamais terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede. 35Diante disso, Jesus ministrou-lhes: “Eu sou o Pão da Vida; aquele que vem a mim jamais terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede.
Mt11:28 Jo4:14 Jo5:40 Jo6:41,48,51,58 Jo7:37 Ap7:16
Mateus 11:28
28 Vinde a mim todos os que estais cansados de carregar suas pesadas cargas, e Eu vos darei descanso.
João 4:14
14 aquele, porém, que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que Eu lhe der tornar-se-á nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna.”
João 5:40
40 Todavia, vós não quereis vir a mim para terdes a vida.
João 6:41,48,51,58
41 Então, os judeus começaram a se queixar dele, porque dissera: “Eu sou o pão que desceu do céu.” (…) 48 Eu sou o Pão da Vida. (…) 51 Eu sou o Pão Vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que deverei dar pela vida do mundo é a minha carne.” (…) 58 Este é o pão que desceu do céu. De modo algum comparável ao maná comido por vossos pais, que agora estão mortos. Aquele que comer deste Pão viverá para sempre.”
João 7:37
37 No último dia, o mais solene dia da festa, Jesus colocou-se em pé e clamou em pranto: “Se alguém tem sede, deixai-o vir a mim para que beba.
Apocalipse 7:16
16 Nunca mais passarão fome, jamais terão sede. Não os afligirá o sol, nem tampouco qualquer mormaço,
LivJoaoCap006:036036 Todavia, como Eu vos disse, embora me tenhais visto, ainda não credes. 36Todavia, como Eu vos disse, embora me tenhais visto, ainda não credes.
LivJoaoCap006:037037 Todo aquele que o Pai me der, esse virá a mim; e o que vem a mim, de maneira alguma o excluirei. 37Todo aquele que o Pai me der, esse virá a mim; e o que vem a mim, de maneira alguma o excluirei.
Jo6:39 Jo10:28-29 Jo17:2,6,9,12,24
João 6:39
39 E esta é a vontade do Pai, o qual me enviou: que Eu não perca nenhum de todos os que Ele me deu, mas que Eu os ressuscite no último dia.
João 10:28-29
28 Eu lhes dou a vida eterna, e elas nunca perecerão; tampouco ninguém as poderá arrancar da minha mão. 29 Meu Pai, que as deu a mim, é maior do que todos, ninguém é capaz de arrancá-las da mão de meu Pai.
João 17:2,6,9,12,24
2 assim como lhe outorgaste autoridade sobre toda a carne, para que conceda a vida eterna a todos os que lhe deste. (…) 6 Eu revelei o teu Nome àqueles que do mundo me deste. Eles eram teus; Tu os confiaste a mim, e eles têm obedecido à tua Palavra. (…) 9 Eu rogo por eles. Não estou orando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus. (…) 12 Enquanto Eu estava com eles, protegi-os e os defendi em teu Nome. E nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura. (…) 24 Pai, Eu desejo que os que me deste estejam comigo onde Eu estou e contemplem a minha glória, a glória que me outorgaste porque me amaste antes da criação do mundo.
LivJoaoCap006:038038 Pois Eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 38Pois Eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
Jo3:13 Jo4:34 Jo5:30
João 3:13
13 Ninguém jamais subiu ao céu, a não ser Aquele que veio do céu: o Filho do homem que está no céu.
João 4:34
34 Explicou-lhes Jesus: “A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e consumar a sua obra.
João 5:30
30 Por mim mesmo, nada posso fazer; conforme ouço, assim julgo; e o meu julgamento é justo, porque não busco agradar a meu próprio desejo, mas satisfazer a vontade do Pai que me enviou.
LivJoaoCap006:039039 E esta é a vontade do Pai, o qual me enviou: que Eu não perca nenhum de todos os que Ele me deu, mas que Eu os ressuscite no último dia. 39E esta é a vontade do Pai, o qual me enviou: que Eu não perca nenhum de todos os que Ele me deu, mas que Eu os ressuscite no último dia.
Mt18:14 Jo6:37,40,44,54 Jo10:28-29 Jo11:25 Jo17:12 Jo18:9 1Co6:14
Mateus 18:14
14 Da mesma maneira, vosso Pai, que está nos céus, não deseja que qualquer desses pequeninos se perca. Como tratar o pecado de um irmão
João 6:37,40,44,54
37 Todo aquele que o Pai me der, esse virá a mim; e o que vem a mim, de maneira alguma o excluirei. (…) 40 De fato, esta é a vontade daquele que me enviou: que todo aquele que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia.” Jesus não é compreendido (…) 44 Ninguém pode vir a mim a menos que o Pai, o qual me enviou, o atrair; e Eu o ressuscitarei no último dia. (…) 54 Todo aquele que comer a minha carne e beber o meu sangue tem vida eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia.
João 10:28-29
28 Eu lhes dou a vida eterna, e elas nunca perecerão; tampouco ninguém as poderá arrancar da minha mão. 29 Meu Pai, que as deu a mim, é maior do que todos, ninguém é capaz de arrancá-las da mão de meu Pai.
João 11:25
25 Esclareceu-lhe Jesus: “Eu Sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, mesmo que morra, viverá;
João 17:12
12 Enquanto Eu estava com eles, protegi-os e os defendi em teu Nome. E nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura.
João 18:9
9 Isso aconteceu para que se cumprissem as palavras que Ele dissera: “Não perdi nenhum de todos os que me deste.”
1 Coríntios 6:14
14 Por seu poder, Deus ressuscitou o Senhor e, igualmente, nos ressuscitará.
LivJoaoCap006:040040 De fato, esta é a vontade daquele que me enviou: que todo aquele que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia.” Jesus não é compreendido 40De fato, esta é a vontade daquele que me enviou: que todo aquele que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia.” Jesus não é compreendido
Jo3:15-16 Jo4:14 Jo6:27,47,54 Jo12:45 Jo14:17,19
João 3:15-16
15 para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 4:14
14 aquele, porém, que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que Eu lhe der tornar-se-á nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna.”
João 6:27,47,54
27 Trabalhai, não pelo alimento que se perde, mas pela comida que permanece para a vida eterna, alimento que o Filho do homem vos dará; pois Deus, o Pai, colocou o seu selosobre Ele.” (…) 47 Em verdade, em verdade vos asseguro: aquele que crê em mim tem a vida eterna. (…) 54 Todo aquele que comer a minha carne e beber o meu sangue tem vida eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia.
João 12:45
45 Quem vê a mim, vê Aquele que me enviou.
João 14:17,19
17 o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque Ele vive convosco e estará dentro de vós. (…) 19 Dentro de pouco tempo o mundo não me verá mais; entretanto, vós me vereis. Porque Eu vivo, e vós da mesma forma vivereis.
LivJoaoCap006:041041 Então, os judeus começaram a se queixar dele, porque dissera: “Eu sou o pão que desceu do céu.” 41

Jesus fala aos judeus

Então, os judeus começaram a se queixar dele, porque dissera: “Eu sou o pão que desceu do céu.”
Jo6:33,35,38
João 6:33,35,38
33 Pois o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo.” (…) 35 Diante disso, Jesus ministrou-lhes: “Eu sou o Pão da Vida; aquele que vem a mim jamais terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede. (…) 38 Pois Eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
LivJoaoCap006:042042 E comentavam: “Não é este Jesus, o filho de José? Cu­jo pai e mãe nós conhecemos? Como pode então Ele dizer: ‘Eu desci do céu’?” 42E comentavam: “Não é este Jesus, o filho de José? Cu­jo pai e mãe nós conhecemos? Como pode então Ele dizer: ‘Eu desci do céu’?”
Mt13:55 Jo1:45 Jo7:27-28
Mateus 13:55
55 Ora, não é este o filho do carpinteiro? O nome de sua mãe não é Maria, e o de seus irmãos: Tiago, José, Simão e Judas?
João 1:45
45 Filipe encontrou a Natanael e disse-lhe: “Encontramos Aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem também escreveram os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José”.
João 7:27-28
27 Entretanto, nós sabemos de onde é este homem; quando o Cristo vier, ninguém saberá de onde Ele é.” 28 Então Jesus, enquanto ensinava no templo, proclamou: “Vós não somente me conheceis, como também sabeis de onde Eu Sou; e não vim porque Eu, de mim mesmo, o desejasse, mas Aquele que me enviou é verdadeiro; Aquele a quem vós não conheceis.
LivJoaoCap006:043043 Por essa razão Jesus assim respondeu-lhes: “Não murmureis entre vós. 43Por essa razão Jesus assim respondeu-lhes: “Não murmureis entre vós.
LivJoaoCap006:044044 Ninguém pode vir a mim a menos que o Pai, o qual me enviou, o atrair; e Eu o ressuscitarei no último dia. 44Ninguém pode vir a mim a menos que o Pai, o qual me enviou, o atrair; e Eu o ressuscitarei no último dia.
Jr31:3 Os11:4 Jo4:23 Jo6:39,65 Jo12:32
Jeremias 31:3
3 Vindo de uma terra distante, Yahweh apareceu a Israel, assegurando: “Com amor eterno te amei; com amor leal a atraí para mim mesmo!
Oseias 11:4
4 Eu os conduzi com laços de bondade humana e grande amor; fui Eu quem lhes tirou o jugo pesado do pescoço, e me inclinei para alimentá-los.
João 4:23
23 Mas a hora está chegando, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai, em espírito e em verdade; pois são esses que o Pai procura para seus adoradores.
João 6:39,65
39 E esta é a vontade do Pai, o qual me enviou: que Eu não perca nenhum de todos os que Ele me deu, mas que Eu os ressuscite no último dia. (…) 65 E continuou: “É por isso que Eu vos tenho dito que ninguém pode vir a mim, a não ser que isso lhe seja concedido por meu Pai.”
João 12:32
32 Mas Eu, quando for levantado da terra, atrairei todas as pessoas para mim.”
LivJoaoCap006:045045 Está escrito nos Profetas: ‘E serão todos ensinados por Deus’. Sendo assim, todo aquele que ouve o Pai e dele aprende, vem a mim. 45Está escrito nos Profetas: ‘E serão todos ensinados por Deus’. Sendo assim, todo aquele que ouve o Pai e dele aprende, vem a mim.
Is54:13 Jr31:33-34 Jo6:37 1Co2:13 1Ts4:9 Hb8:10-11 1Jo2:20
Isaías 54:13
13 Todos os teus filhos serão discípulos de Yahweh; grande será a paz dos teus filhos.
Jeremias 31:33-34
33 “Eis, no entanto, a Aliança que celebrarei com a comunidade de Israel passados aqueles dias”, afirma o SENHOR: “Registrarei o conteúdo da minha Torá, Lei, na mente deles e a escreverei no mais íntimo dos seus sentimentos: seus corações. Assim, serei de fato o Deus deles e eles serão o meu povo! 34 Ninguém mais terá a necessidade de orientar o seu próximo nem seu irmão, pregando: ‘Eis que precisas conhecer quem é Yahweh, o SENHOR!’, porquanto serei conhecido no interior do ser de cada pessoa, desde os mais jovens até os idosos, dos mais pobres aos mais ricos.”, garante o SENHOR. “Porque Eu mesmo lhes perdoarei a malignidade e não me permitirei recordar mais dos seus erros e pecados!”
João 6:37
37 Todo aquele que o Pai me der, esse virá a mim; e o que vem a mim, de maneira alguma o excluirei.
1 Coríntios 2:13
13 Sobre isso também pregamos, não com palavras ensinadas pelo saber humano, mas, sim, com palavras ministradas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais.
1 Tessalonicenses 4:9
9 No que se refere ao amor fraternal, entretanto, não há necessidade de que eu vos escreva, porquanto vós mesmos estais por Deus instruídos que deveis amar-vos uns aos outros;
Hebreus 8:10-11
10 “Esta é a aliança que farei com a casa de Israel, passados aqueles dias”, garante o Senhor. “Gravarei as minhas leis na sua mente e as escreverei em seu coração. Eu lhes serei Deus, e eles serão o meu povo, 11 ninguém jamais precisará ensinar o seu próximo, nem o seu irmão, dizendo: ‘Conhece o Senhor’, porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior.
1 João 2:20
20 Entretanto, vós tendes uma unção que procede da parte do Santo, e todos tendes pleno conhecimento.
LivJoaoCap006:046046 Não que alguém tenha visto o Pai, a não ser Aquele que vem de Deus. Só Ele viu o Pai. 46Não que alguém tenha visto o Pai, a não ser Aquele que vem de Deus. Só Ele viu o Pai.
Jo1:18 Jo3:32 Jo7:29 Jo8:38
João 1:18
18 Ninguém jamais viu a Deus; o Filho unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou. João Batista clama no deserto Is 40.3; Mt 3.1-12; Mc 1.2-8; Lc 3.1-18
João 3:32
32 Ele testifica o que tem visto e ouvido; mas ninguém aceita o seu testemunho.
João 7:29
29 Mas Eu o conheço, porque venho dele e por Ele fui enviado.”
João 8:38
38 Eu falo do que tenho visto com meu Pai, e vós fazeis o que ouvistes de vosso pai.”
LivJoaoCap006:047047 Em verdade, em verdade vos asseguro: aquele que crê em mim tem a vida eterna. 47Em verdade, em verdade vos asseguro: aquele que crê em mim tem a vida eterna.
Jo3:36
João 3:36
36 Quem crê no Filho tem a vida eterna; aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele.”
LivJoaoCap006:048048 Eu sou o Pão da Vida. 48Eu sou o Pão da Vida.
Jo6:35
João 6:35
35 Diante disso, Jesus ministrou-lhes: “Eu sou o Pão da Vida; aquele que vem a mim jamais terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede.
LivJoaoCap006:049049 Vossos pais comeram o maná no deserto e estão mortos. 49Vossos pais comeram o maná no deserto e estão mortos.
Jo6:31,58
João 6:31,58
31 Nossos pais come­ram o maná no deserto; como está escrito: ‘Ele lhes deu a comer pão do céu’.” (…) 58 Este é o pão que desceu do céu. De modo algum comparável ao maná comido por vossos pais, que agora estão mortos. Aquele que comer deste Pão viverá para sempre.”
LivJoaoCap006:050050 Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não morra. 50Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não morra.
Jo6:33,51,58
João 6:33,51,58
33 Pois o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo.” (…) 51 Eu sou o Pão Vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que deverei dar pela vida do mundo é a minha carne.” (…) 58 Este é o pão que desceu do céu. De modo algum comparável ao maná comido por vossos pais, que agora estão mortos. Aquele que comer deste Pão viverá para sempre.”
LivJoaoCap006:051051 Eu sou o Pão Vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que deverei dar pela vida do mundo é a minha carne.” 51Eu sou o Pão Vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que deverei dar pela vida do mundo é a minha carne.”
Lc22:19 Jo1:14 Jo3:13 Jo6:53-57
Lucas 22:19
19 E, tomando um pão, havendo dado graças, o partiu e o serviu aos discípulos, recomendando: “Isto é o meu corpo oferecido em favor de vós; fazei isto em memória de mim”.
João 1:14
14 E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. Vimos a sua glória, glória como a do Unigênito do Pai, cheio de graça e verdade. A proclamação de João Batista
João 3:13
13 Ninguém jamais subiu ao céu, a não ser Aquele que veio do céu: o Filho do homem que está no céu.
João 6:53-57
53 Então Jesus os advertiu: “Em verdade, em verdade vos afirmo: se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida dentro de vós. …
LivJoaoCap006:052052 Houve, então, grande discussão entre os judeus e esbravejavam uns com os outros: “Como pode este homem dar-nos a comer a sua própria carne?” 52Houve, então, grande discussão entre os judeus e esbravejavam uns com os outros: “Como pode este homem dar-nos a comer a sua própria carne?”
Jo3:9 Jo6:60 Jo9:16 Jo10:19
João 3:9
9 Replicou-lhe Nicodemos: “Como pode acontecer isso?”
João 6:60
60 Portanto, muitos dos seus discípulos, ao ouvirem isso, disseram: “Dura é essa declaração. Quem poderá compreendê-la?”
João 9:16
16 Por esse motivo, alguns dos fariseus alegavam: “Esse homem não é de Deus, porque não guarda o sábado.” Outros murmuravam: “Como pode um homem, sendo pecador, realizar milagres como esses?” E, novamente, houve divisão entre eles.
João 10:19
19 Por causa dessas palavras, houve novamente divisão entre os judeus.
LivJoaoCap006:053053 Então Jesus os advertiu: “Em verdade, em verdade vos afirmo: se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida dentro de vós. 53Então Jesus os advertiu: “Em verdade, em verdade vos afirmo: se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida dentro de vós.
Jo6:27 Jo20:31
João 6:27
27 Trabalhai, não pelo alimento que se perde, mas pela comida que permanece para a vida eterna, alimento que o Filho do homem vos dará; pois Deus, o Pai, colocou o seu selosobre Ele.”
João 20:31
31 Estes, entretanto, foram escritos para que possais acreditar que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em Seu Nome.
LivJoaoCap006:054054 Todo aquele que comer a minha carne e beber o meu sangue tem vida eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia. 54Todo aquele que comer a minha carne e beber o meu sangue tem vida eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia.
Jo6:39-40
João 6:39-40
39 E esta é a vontade do Pai, o qual me enviou: que Eu não perca nenhum de todos os que Ele me deu, mas que Eu os ressuscite no último dia. 40 De fato, esta é a vontade daquele que me enviou: que todo aquele que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia.” Jesus não é compreendido
LivJoaoCap006:055055 Pois a minha carne é verdadeira comida, e meu sangue é verdadeira bebida. 55Pois a minha carne é verdadeira comida, e meu sangue é verdadeira bebida.
LivJoaoCap006:056056 Aquele que come a minha carne e bebe meu sangue permanece em mim, e Eu nele. 56Aquele que come a minha carne e bebe meu sangue permanece em mim, e Eu nele.
Jo15:4-5 1Jo3:24 1Jo4:13,15-16
João 15:4-5
4 Permanecei em mim, e Eu permanecerei em vós. Nenhum ramo pode produzir fruto por si mesmo, se não estiver ligado à videira. Vós igualmente não podeis dar fruto por vós mesmos, se não permanecerdes unidos a mim. 5 Eu Sou a videira, vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e Eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim não podeis realizar obra alguma.
1 João 3:24
24 Todos aqueles que obedecem aos seus mandamentos nele permanecem, e Ele neles. E assim conhecemos que Deus permanece em nós: pelo Espírito que nos outorgou.
1 João 4:13,15-16
13 Temos certeza de que permanecemos nele, e Ele em nós, porque Ele nos outorgou do seu Espírito. (…) 15 Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus. 16 Portanto, dessa forma conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos plenamente nesse amor. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele.
LivJoaoCap006:057057 Assim como o Pai, que vive, me enviou e Eu vivo por causa do Pai, assim aquele que se alimenta de mim viverá por minha causa. 57Assim como o Pai, que vive, me enviou e Eu vivo por causa do Pai, assim aquele que se alimenta de mim viverá por minha causa.
Mt16:16 Jo3:17 Jo5:26 Jo11:25 Ap1:18
Mateus 16:16
16 E, Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.
João 3:17
17 Portanto, Deus enviou o seu Filho ao mundo não para condenar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por meio dele.
João 5:26
26 Pois, assim como o Pai tem a vida em si mesmo, igualmente outorgou ao Filho ter vida em si mesmo.
João 11:25
25 Esclareceu-lhe Jesus: “Eu Sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, mesmo que morra, viverá;
Apocalipse 1:18
18 Eu Sou o que vive; estive morto, mas eis que estou vivo por toda a eternidade! E possuo as chaves da morte e do inferno.
LivJoaoCap006:058058 Este é o pão que desceu do céu. De modo algum comparável ao maná comido por vossos pais, que agora estão mortos. Aquele que comer deste Pão viverá para sempre.” 58Este é o pão que desceu do céu. De modo algum comparável ao maná comido por vossos pais, que agora estão mortos. Aquele que comer deste Pão viverá para sempre.”
Jo6:31,33,49-51
João 6:31,33,49-51
31 Nossos pais come­ram o maná no deserto; como está escrito: ‘Ele lhes deu a comer pão do céu’.” (…) 33 Pois o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo.” (…) 49 Vossos pais comeram o maná no deserto e estão mortos. 50 Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não morra. 51 Eu sou o Pão Vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que deverei dar pela vida do mundo é a minha carne.”
LivJoaoCap006:059059 Essas verdades disse Jesus, enquanto ensinava na sinagoga em Cafarnaum. Muitos discípulos deixam Jesus 59Essas verdades disse Jesus, enquanto ensinava na sinagoga em Cafarnaum. Muitos discípulos deixam Jesus
Jo6:24
João 6:24
24 Quando as pessoas da multidão perceberam que Jesus não estava ali nem seus discípulos, entraram em seus barcos e partiram para Cafarnaum à procura de Jesus.
LivJoaoCap006:060060 Portanto, muitos dos seus discípulos, ao ouvirem isso, disseram: “Dura é essa declaração. Quem poderá compreendê-la?” 60

Deserção de muitos discípulos

Portanto, muitos dos seus discípulos, ao ouvirem isso, disseram: “Dura é essa declaração. Quem poderá compreendê-la?”
Jo6:64,66
João 6:64,66
64 Entretanto, existem alguns de vós que não crêem.” Pois Jesus sabia, desde o princípio, quais eram os que não criam e quem o iria trair. (…) 66 Daquele momento em diante, muitos dos seus discípulos recuaram e não mais andaram com Ele.
LivJoaoCap006:061061 Quando Jesus percebeu, em seu íntimo, que seus discípulos estavam murmurando por causa de suas palavras, inquiriu-os: “Isso vos escandaliza? 61Quando Jesus percebeu, em seu íntimo, que seus discípulos estavam murmurando por causa de suas palavras, inquiriu-os: “Isso vos escandaliza?
Jo2:24-25
João 2:24-25
24 mas Jesus não se confiava a eles, porque os conhecia a todos. 25 E não necessitava que alguém lhe desse testemunho acerca do homem, pois Ele bem conhecia o que havia na natureza humana.
LivJoaoCap006:062062 O que acontecerá quando virdes o Filho do homem ascender para o lugar onde estava antes? 62O que acontecerá quando virdes o Filho do homem ascender para o lugar onde estava antes?
Mc16:19 Jo3:13 Jo6:27 Jo17:5
Marcos 16:19
19 Concluindo, depois de lhes ter orientado, o Senhor Jesus foi elevado aos céus e assentou-se à direita de Deus.
João 3:13
13 Ninguém jamais subiu ao céu, a não ser Aquele que veio do céu: o Filho do homem que está no céu.
João 6:27
27 Trabalhai, não pelo alimento que se perde, mas pela comida que permanece para a vida eterna, alimento que o Filho do homem vos dará; pois Deus, o Pai, colocou o seu selosobre Ele.”
João 17:5
5 E agora, Pai, glorifica-me junto a Ti, com a glória que Eu tinha contigo antes que o mundo existisse. Jesus ora ao Pai pelos discípulos
LivJoaoCap006:063063 É o Espírito quem dá vida; a carne em nada se aproveita; as palavras que Eu vos tenho dito são Espírito e são vida. 63É o Espírito quem dá vida; a carne em nada se aproveita; as palavras que Eu vos tenho dito são Espírito e são vida.
Jo3:6 Jo6:68 1Co15:45 2Co3:6
João 3:6
6 O que é nascido da carne é carne; mas o que nasce do Espírito é espírito.
João 6:68
68 Mas Simão Pedro respondeu a Ele: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna.
1 Coríntios 15:45
45 Da mesma forma, está escrito: “Adão, o primeiro homem, foi feito alma vivente”; o último Adão, no entanto, é espírito vivificante!
2 Coríntios 3:6
6 Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; porquanto a letra mata, mas o Espírito vivifica! A relevância da Nova Aliança
LivJoaoCap006:064064 Entretanto, existem alguns de vós que não crêem.” Pois Jesus sabia, desde o princípio, quais eram os que não criam e quem o iria trair. 64Entretanto, existem alguns de vós que não crêem.” Pois Jesus sabia, desde o princípio, quais eram os que não criam e quem o iria trair.
Jo6:61,66,71 Jo13:11
João 6:61,66,71
61 Quando Jesus percebeu, em seu íntimo, que seus discípulos estavam murmurando por causa de suas palavras, inquiriu-os: “Isso vos escandaliza? (…) 66 Daquele momento em diante, muitos dos seus discípulos recuaram e não mais andaram com Ele. (…) 71 Falava de Judas, o filho de Simão Iscariotes. Este, ainda que fosse um dos doze, mais tarde o haveria de trair.
João 13:11
11 Pois Jesus sabia quem iria traí-lo, e por isso disse: “Nem todos vós estais limpos.”
LivJoaoCap006:065065 E continuou: “É por isso que Eu vos tenho dito que ninguém pode vir a mim, a não ser que isso lhe seja concedido por meu Pai.” 65E continuou: “É por isso que Eu vos tenho dito que ninguém pode vir a mim, a não ser que isso lhe seja concedido por meu Pai.”
Jo3:27 Jo6:44-45
João 3:27
27 Ao que João esclareceu: “Um homem não pode receber coisa alguma, a não ser que lhe tenha sido dada do céu.
João 6:44-45
44 Ninguém pode vir a mim a menos que o Pai, o qual me enviou, o atrair; e Eu o ressuscitarei no último dia. 45 Está escrito nos Profetas: ‘E serão todos ensinados por Deus’. Sendo assim, todo aquele que ouve o Pai e dele aprende, vem a mim.
LivJoaoCap006:066066 Daquele momento em diante, muitos dos seus discípulos recuaram e não mais andaram com Ele. 66Daquele momento em diante, muitos dos seus discípulos recuaram e não mais andaram com Ele.
Jo6:60,64
João 6:60,64
60 Portanto, muitos dos seus discípulos, ao ouvirem isso, disseram: “Dura é essa declaração. Quem poderá compreendê-la?” (…) 64 Entretanto, existem alguns de vós que não crêem.” Pois Jesus sabia, desde o princípio, quais eram os que não criam e quem o iria trair.
LivJoaoCap006:067067 Então Jesus interpelou os doze: “Vós também desejais ir embora?” 67Então Jesus interpelou os doze: “Vós também desejais ir embora?”
Jo6:70-71
João 6:70-71
70 Então Jesus acrescentou: “Não vos escolhi, Eu, aos doze? Todavia, um dentre vós é um diabo.” 71 Falava de Judas, o filho de Simão Iscariotes. Este, ainda que fosse um dos doze, mais tarde o haveria de trair.
LivJoaoCap006:068068 Mas Simão Pedro respondeu a Ele: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna. 68Mas Simão Pedro respondeu a Ele: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna.
Jo12:50 Jo17:8 At5:20
João 12:50
50 Eu sei que o seu mandamento é a vida eterna. Sendo assim, tudo o que Eu falo, como o Pai me mandou dizer, assim falo.”
João 17:8
8 Pois Eu compartilhei com eles as palavras que me deste, e eles as aceitaram. Eles reconheceram, de fato, que vim de Ti e creram que me enviaste.
Atos 5:20
20 instruiu-lhes: “Ide, apresentai-vos no templo e anunciai às multidões todas as palavras da Salvação!”
LivJoaoCap006:069069 Sendo assim, nós temos crido e reconhecido que Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo.” 69Sendo assim, nós temos crido e reconhecido que Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo.”
Mc1:24 Jo1:49 Jo11:27 1Jo4:16
Marcos 1:24
24 “O que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nossa destruição? Conheço a ti, sei quem tu és: o Santo de Deus!”
João 1:49
49 Natanael exclamou: “Mestre, Tu és o Filho de Deus! Tu és o Rei de Israel!”
João 11:27
27 Ela lhe afirmou: “Sim, Senhor, eu creio que Tu és o Cristo, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo.” Jesus vence a morte
1 João 4:16
16 Portanto, dessa forma conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos plenamente nesse amor. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele.
LivJoaoCap006:070070 Então Jesus acrescentou: “Não vos escolhi, Eu, aos doze? Todavia, um dentre vós é um diabo.” 70Então Jesus acrescentou: “Não vos escolhi, Eu, aos doze? Todavia, um dentre vós é um diabo.”
Jo6:67 Jo13:2,18,27 Jo17:12
João 6:67
67 Então Jesus interpelou os doze: “Vós também desejais ir embora?”
João 13:2,18,27
2 Durante o final da ceia, quando já o Diabo incutira no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que deveria trair a Jesus, (…) 18 Eu não estou falando a respeito de todos vós, pois conheço aqueles que escolhi; mas é necessário que isso ocorra para que se cumpra a Escritura: ‘Aquele que partilhava do meu pão levantou-se contra mim’. (…) 27 Assim que Judas comeu o pão, Satanás entrou nele. Então disse-lhe Jesus: “O que tens para fazer, faze-o logo.”
João 17:12
12 Enquanto Eu estava com eles, protegi-os e os defendi em teu Nome. E nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura.
LivJoaoCap006:071071 Falava de Judas, o filho de Simão Iscariotes. Este, ainda que fosse um dos doze, mais tarde o haveria de trair. 71Falava de Judas, o filho de Simão Iscariotes. Este, ainda que fosse um dos doze, mais tarde o haveria de trair.
Jo6:64,67 Jo13:26
João 6:64,67
64 Entretanto, existem alguns de vós que não crêem.” Pois Jesus sabia, desde o princípio, quais eram os que não criam e quem o iria trair. (…) 67 Então Jesus interpelou os doze: “Vós também desejais ir embora?”
João 13:26
26 Respondeu-lhe Jesus: “É aquele a quem Eu der este pedaço de pão molhado no prato.” E tendo molhado o pedaço de pão, deu-o a Judas Iscariotes, filho de Simão.