Ocultar/Mostrar
LivrosCapítulosVersículosTexto   
LivJoaoCap002:001001 No terceiro dia, houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava ali. 1

Primeiro milagre de Jesus nas bodas de Caná

No terceiro dia, houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava ali.
Jo1:29,35,43 Jo4:46 Jo21:2
João 1:29,35,43
29 No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha caminhando em sua direção, e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! (…) 35 No dia seguinte, João estava outra vez na companhia de dois dos seus discípulos (…) 43 No dia seguinte, Jesus decidiu ir para a Galileia. Quando encontrou a Filipe, disse-lhe: “Segue-me.”
João 4:46
46 Então Jesus voltou mais uma vez a Caná da Galileia, onde transformara água em vinho. E ali havia um oficial do rei, cujo filho estava doente em Cafarnaum.
João 21:2
2 Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael, que era de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e mais dois dos seus discípulos, estavam juntos.
LivJoaoCap002:002002 Jesus e seus discípulos também foram convidados. 2Jesus e seus discípulos também foram convidados.
Jo1:40-49
João 1:40-49
40 Um dos dois que ouviram João falar e seguiram a Jesus, era André, irmão de Simão Pedro. 41 Ele primeiro procurou seu próprio irmão, Simão, e lhe disse: “Encontramos o Messias ”. 42 E o levou a Jesus. Quando Jesus olhou para ele, disse: “Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas ”. Jesus encontra outros discípulos 43 No dia seguinte, Jesus decidiu ir para a Galileia. Quando encontrou a Filipe, disse-lhe: “Segue-me.” 44 Ora, Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. 45 Filipe encontrou a Natanael e disse-lhe: “Encontramos Aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem também escreveram os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José”. 46 E Natanael disse-lhe: “Pode alguma coisa boa vir de Nazaré?” Filipe respondeu-lhe: “Vem e vê”. 47 Jesus viu Natanael se aproximando e disse a seu respeito: “Eis um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade!” 48 Disse-lhe Natanael: “De onde me conheces?” Respondeu-lhe Jesus: “Antes de Filipe te chamar, quando tu estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49 Natanael exclamou: “Mestre, Tu és o Filho de Deus! Tu és o Rei de Israel!”
LivJoaoCap002:003003 Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. 3Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”.
LivJoaoCap002:004004 Jesus lhe disse: “Mulher, em que essa tua preocupação tem a ver comigo? Ainda não é chegada a minha hora”. 4Jesus lhe disse: “Mulher, em que essa tua preocupação tem a ver comigo? Ainda não é chegada a minha hora”.
2Sm16:10 Jo7:30 Jo8:20 Jo13:1 Jo19:26
2 Samuel 16:10
10 Contudo o rei respondeu: “Ó filhos de Zeruia, este não é um assunto que possais resolver para mim! Ele está me amaldiçoando porque Yahweh lhe mandou: ‘Amaldiçoa a Davi!’ Sendo assim, quem poderá questionar esse pobre homem sobre seus motivos?
João 7:30
30 Por isso, procuravam prendê-lo; mas ninguém lhe pôs a mão, pois ainda não era chegada a sua hora.
João 8:20
20 Essas palavras Jesus proclamou no lugar do gazofilácio, enquanto ainda ensinava no templo; e ninguém o prendeu, pois ainda não era chegada a sua hora. Jesus anuncia a sua partida
João 13:1
1 Assim, pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo de Deus, em que partiria deste mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.
João 19:26
26 Quando Jesus, contudo, viu sua mãe e junto a ela o discípulo a quem Ele amava, disse à sua mãe: “Mulher, eis aí teu filho!”
LivJoaoCap002:005005 Sua mãe disse aos serviçais: “Seja o que for que Ele vos pedir, fazei”. 5Sua mãe disse aos serviçais: “Seja o que for que Ele vos pedir, fazei”.
LivJoaoCap002:006006 Estavam ali seis jarros de pedra, que os judeus usavam para as purificações, e cada um levava duas ou três metretas. 6Estavam ali seis jarros de pedra, que os judeus usavam para as purificações, e cada um levava duas ou três metretas.
"Almudes" (grego "metretas"); Um "metreta" era por volta de 40 litros
2Cr4:5 Mc7:3-4 Jo3:25
2 Crônicas 4:5
5 A espessura do Mar de fundição era de quatro dedos, e sua borda era como a borda de um cálice, como uma flor de lírio. Sua capacidade era de sessenta mil litros.
Marcos 7:3-4
3 Pois os fariseus e todos os judeus não se alimentam sem lavar as mãos de forma cerimonial, preservando a tradição dos antigos. 4 Quando chegam da rua, não tocam nos alimentos sem antes se banharem. Além disso há muitos outros costumes que guardam, tais como o lavar de copos, jarros e vasilhas de metal.
João 3:25
25 Então surgiu uma discussão, entre alguns discípulos de João e os judeus, sobre a purificação.
LivJoaoCap002:007007 Jesus disse aos serviçais: “Enchei os jarros com água”. E os encheram até à borda. 7Jesus disse aos serviçais: “Enchei os jarros com água”. E os encheram até à borda.
LivJoaoCap002:008008 Então lhes disse: “Tirai agora, um pouco, e levai ao mestre-sala”. Eles assim o fizeram. 8Então lhes disse: “Tirai agora, um pouco, e levai ao mestre-sala”. Eles assim o fizeram.
LivJoaoCap002:009009 Quando o mestre-sala provou a água transformada em vinho, não sabendo donde viera, embora o soubessem os serviçais que tiraram a água, chamou o noivo 9Quando o mestre-sala provou a água transformada em vinho, não sabendo donde viera, embora o soubessem os serviçais que tiraram a água, chamou o noivo
Jo4:46
João 4:46
46 Então Jesus voltou mais uma vez a Caná da Galileia, onde transformara água em vinho. E ali havia um oficial do rei, cujo filho estava doente em Cafarnaum.
LivJoaoCap002:010010 e lhe disse: “Todo homem serve primeiro o bom vinho e, depois que os convidados já beberam bastante, o vinho inferior é servido; tu, entretanto, guardaste o bom vinho até agora”. 10e lhe disse: “Todo homem serve primeiro o bom vinho e, depois que os convidados já beberam bastante, o vinho inferior é servido; tu, entretanto, guardaste o bom vinho até agora”.
LivJoaoCap002:011011 Com esse, deu Jesus princípio a seus sinais em Caná da Galileia; manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele. 11Com esse, deu Jesus princípio a seus sinais em Caná da Galileia; manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.
Jo1:14 Jo2:2
João 1:14
14 E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. Vimos a sua glória, glória como a do Unigênito do Pai, cheio de graça e verdade. A proclamação de João Batista
João 2:2
2 Jesus e seus discípulos também foram convidados.
LivJoaoCap002:012012 Depois disso, desceu Ele para Cafarnaum, com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos; e ficaram ali não muitos dias. Jesus purifica o templo 12Depois disso, desceu Ele para Cafarnaum, com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos; e ficaram ali não muitos dias. Jesus purifica o templo
"Irmãos" (do grego "adelphoi") refere-se tanto a irmãos quanto a irmãs
Mt12:46
Mateus 12:46
46 Enquanto, Jesus estava pregando à grande multidão, do lado de fora, sua mãe e seus irmãos procuravam falar com Ele.
LivJoaoCap002:013013 A Páscoados judeus estava se aproximando, e Jesus subiu para Jerusalém. 13

Os mercadores expulsos do templo

A Páscoados judeus estava se aproximando, e Jesus subiu para Jerusalém.
Dt16:1-6 Lc2:41 Jo2:23 Jo6:4 Jo11:55
Deuteronômio 16:1-6
1 Guarda o mês de abibe e celebra o Pêssah, a Páscoa do Eterno, o teu Deus, porquanto foi numa noite do mês de abibe que Yahweh, teu Deus, te libertou e te fez sair do Egito. 2 Sacrificarás, como oferta de Páscoa ao SENHOR, o teu Deus, um animal dos teus rebanhos de bois ou ovelhas, no local que Yahweh escolher para habitação do seu santo Nome. 3 Não comerás pão levedado, feito com fermento, mas durante os sete dias de celebração comerás tua oferta com Matsá, Ázimo: o pão sem levedo, não fermentado; o pão que faz recordar a aflição, pois foi às pressas que deixaste a terra do Egito, a fim de que em todos os dias da tua vida te lembres da época em que abandonaste o Egito. 4 Durante sete dias não permitirás que seja encontrado fermento em todo o teu território, e da carne que tiveres sacrificado na tarde do primeiro dia nada deverá sobrar para a manhã seguinte. 5 Não poderás sacrificar a Páscoa em qualquer das cidades que Yahweh, teu Deus, te concederá, 6 mas exclusivamente no lugar que o próprio Yahweh, teu Deus, tiver escolhido para aí fazer residir o seu Nome. Sacrificarás o cordeiro de Pêssah, da Páscoa, à tarde, e ao pôr do sol o comerás, no tempo determinado em que saíste do Egito.
Lucas 2:41
41 Todos os anos seus pais viajavam até Jerusalém para celebrar a festa da Páscoa.
João 2:23
23 Estando Ele em Jerusalém, durante a festa da Páscoa, muitos, vendo os sinais que Ele fazia, creram em seu Nome;
João 6:4
4 Ora, a Páscoa, uma festa dos judeus, estava próxima.
João 11:55
55 A Páscoa dos judeus estava próxima, e muitos daquela região do interior subiram para Jerusalém, a fim de participarem das cerimônias de purificação antes da Páscoa.
LivJoaoCap002:014014 Encontrou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e cambistas assentados negociando; 14Encontrou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e cambistas assentados negociando;
Ml3:1-3 Mt21:12-13 Mc11:15-17 Lc19:45-46 Jo2:14-17
Malaquias 3:1-3
1 “Eis que Eu enviarei o meu mensageiro, que preparará o caminho diante da minha pessoa. E então, de repente, ‘Adôn, o Senhor, a quem buscais, o Anjo da Aliança, a quem vós desejais, virá para o seu Hêykâl,Templo. E ele certamente vem!” Anuncia Yahweh dos Exércitos. 2 Contudo, quem suportará o dia da sua vinda? Quem permanecerá de pé quando ele surgir? Pois ele será como o fogo do ourives e como o sabão do lavandeiro. 3 Ele se assentará como refinador e purificador de prata; purificará os levitas e os refinará como ouro e prata. Assim passarão a apresentar perante Yahwehofertas com justiça.
Mateus 21:12-13
12 Tendo Jesus entrado no pátio do templo, expulsou todos os que ali estavam comprando e vendendo; também tombou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos comerciantes de pombas. 13 E repreendeu-os: “Está escrito: ‘A minha casa será chamada casa de oração’; vós, ao contrário, estais fazendo dela um ‘covil de salteadores’”.
Marcos 11:15-17
15 Assim que chegou a Jerusalém, Jesus entrou no templo e começou a expulsar os que ali estavam apenas comprando e vendendo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que comercializavam pombas. 16 Também não permitia que ninguém transportasse mercadorias pelo templo. 17 E os admoestava exclamando: “Não está escrito: ‘A minha casa será chamada casa de oração para todos os povos’? Vós, contudo, a tendes transformado em ‘covil de ladrões’”.
Lucas 19:45-46
45 Mais tarde, entrando no templo, começou a expulsar os que ali estavam negociando, 46 Repreendendo-os: “Está escrito! A minha Casa será Casa de oração. Porém vós a transformastes num covil de estelionatários!” O povo ia ao templo ouvir Jesus
João 2:14-17
14 Encontrou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e cambistas assentados negociando; …
LivJoaoCap002:015015 tendo feito um chicote de cordas, expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois, espalhou pelo chão o dinheiro dos cambistas e virou as mesas; 15tendo feito um chicote de cordas, expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois, espalhou pelo chão o dinheiro dos cambistas e virou as mesas;
LivJoaoCap002:016016 e disse aos que vendiam as pombas: “Tirai essas coisas daqui; não façais da casa de meu Pai, casa de comércio.” 16e disse aos que vendiam as pombas: “Tirai essas coisas daqui; não façais da casa de meu Pai, casa de comércio.”
Lc2:49 Jo14:2
Lucas 2:49
49 Então Ele lhes perguntou: “Por que me procuráveis? Como não sabíeis que era meu dever tratar de assuntos concernentes ao meu Pai?”
João 14:2
2 Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, Eu o teria dito a vós. Portanto, vou para preparar-vos lugar.
LivJoaoCap002:017017 Então seus discípulos lembraram-se do que foi escrito: “O zelo pela tua Casa me consumirá.” 17Então seus discípulos lembraram-se do que foi escrito: “O zelo pela tua Casa me consumirá.”
Sl69:9
Salmos 69:9
9 pois me consumiu o zelo que dedico à tua Casa, e sobre mim recaíram os vitupérios dos que te insultam.
LivJoaoCap002:018018 Os judeus o contestaram, dizendo: “Que sinal de autoridade nos mostras, para agires dessa maneira?” 18Os judeus o contestaram, dizendo: “Que sinal de autoridade nos mostras, para agires dessa maneira?”
Êx4:1,8 Êx7:9 Mt12:38 Jo4:48 Jo6:30
Êxodo 4:1,8
1 Então Moisés replicou a Deus: “Mas SENHOR, eis que os israelitas não acreditarão em minha pessoa, tampouco darão ouvidos às minhas palavras, porquanto certamente contestarão: ‘Não é possível que Yahweh te tenha aparecido!’” (…) 8 Então explicou-lhe o SENHOR: “Assim, se não acreditarem em ti e não ouvirem a voz do teu primeiro sinal, acreditarão na comunicação do segundo sinal.
Êxodo 7:9
9 “Se o Faraó vos requerer: ‘Apresentai um milagre em vosso favor!’ – então dirás a Arão: ‘Toma o teu cajado e lança-o diante do Faraó; e ele se transformará numa serpente’”.
Mateus 12:38
38 Então alguns dos mestres da lei e fariseus lhe pediram: “Mestre, queremos ver de tua parte algum milagre”.
João 4:48
48 E Jesus lhe disse: “A menos que vejais os sinais e maravilhas, nunca crereis.”
João 6:30
30 Por esse motivo o desafiaram: “Que sinal poderás realizar para que o vejamos e creiamos em ti? Que obra farás?
LivJoaoCap002:019019 Jesus lhes respondeu: “Destruí este templo, e, em três dias, Eu o reconstruirei.” 19Jesus lhes respondeu: “Destruí este templo, e, em três dias, Eu o reconstruirei.”
Mt26:61 Mt27:40 Mc14:58 Mc15:29 Jo10:18
Mateus 26:61
61 “Este homem afirmou: ‘Tenho poder para destruir o santuário de Deus e reconstruí-lo em três dias’”.
Mateus 27:40
40 E exclamavam: “Ó tu que destróis o templo e em três dias o reconstróis! Agora salva-te a ti mesmo. Desce desta cruz, se és o Filho de Deus!”
Marcos 14:58
58 Nós o ouvimos exclamar: “Eu destruirei este templo construído por mãos humanas e em três dias edificarei outro, não erguido por mãos de homens”.
Marcos 15:29
29 Os transeuntes lançavam-lhe impropérios, gesticulando a cabeça e exclamando: “Ah! Tu que destróis o templo e, em três dias, o reconstróis!
João 10:18
18 Ninguém a tira de mim; antes Eu a entrego de espontânea vontade. Tenho poder para entregá-la, e poder para retomá-la. Esse é o mandamento que recebi de meu Pai.” Mais uma divisão entre os judeus
LivJoaoCap002:020020 Replicaram os judeus: “Em quarenta e seis anos foi construído este templo, e tu afirmas que em três dias o levantarás?” 20Replicaram os judeus: “Em quarenta e seis anos foi construído este templo, e tu afirmas que em três dias o levantarás?”
LivJoaoCap002:021021 Ele, porém, se referia ao templo do seu corpo. 21Ele, porém, se referia ao templo do seu corpo.
Jo1:14 1Co6:19 Cl2:9
João 1:14
14 E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. Vimos a sua glória, glória como a do Unigênito do Pai, cheio de graça e verdade. A proclamação de João Batista
1 Coríntios 6:19
19 Ou ainda não entendeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não pertenceis a vós mesmos?
Colossenses 2:9
9 Pois somente em Cristo habita corporalmente toda a plenitude de Deus.
LivJoaoCap002:022022 Por essa razão, quando Jesus ressuscitou dentre os mortos, recordaram-se os seus discípulos de que Ele dissera isso; e creram na Escritura e na Palavra pregada por Jesus. Jesus conhece a índole humana 22Por essa razão, quando Jesus ressuscitou dentre os mortos, recordaram-se os seus discípulos de que Ele dissera isso; e creram na Escritura e na Palavra pregada por Jesus. Jesus conhece a índole humana
Sl16:10 Lc24:8 Jo12:16 Jo20:9
Salmos 16:10
10 nem permitirás que o teu santo sofra decomposição.
Lucas 24:8
8 Então, se lembraram das palavras de Jesus.
João 12:16
16 Naquele momento, seus discípulos não entenderam o que estava acontecendo. Só depois que Jesus foi glorificado, eles se lembraram de que esses fatos estavam escritos a respeito dele e também de que isso lhe fizeram.
João 20:9
9 Contudo, eles ainda não haviam entendido que, de acordo com a Escritura,era necessário que Jesus ressuscitasse dos mortos.
LivJoaoCap002:023023 Estando Ele em Jerusalém, durante a festa da Páscoa, muitos, vendo os sinais que Ele fazia, creram em seu Nome; 23

Muitos creram em Jesus

Estando Ele em Jerusalém, durante a festa da Páscoa, muitos, vendo os sinais que Ele fazia, creram em seu Nome;
Jo11:45
João 11:45
45 Assim, muitos dentre os judeus, que tinham vindo consolar Maria, vendo o que Jesus fizera, creram nele.
LivJoaoCap002:024024 mas Jesus não se confiava a eles, porque os conhecia a todos. 24mas Jesus não se confiava a eles, porque os conhecia a todos.
Mt9:4 Jo1:48 Jo5:42 Jo6:14-15,61,64 Jo16:30
Mateus 9:4
4 Mas Jesus, conhecendo-lhes os pensamentos, questiona: “Por que cogitai o mal em vossos corações?”
João 1:48
48 Disse-lhe Natanael: “De onde me conheces?” Respondeu-lhe Jesus: “Antes de Filipe te chamar, quando tu estavas debaixo da figueira, eu te vi”.
João 5:42
42 Mas Eu vos conheço bem e sei que não tendes em vós o amor de Deus.
João 6:14-15,61,64
14 Então, vendo aqueles homens o sinal que Jesus havia realizado, disseram: “Este é, verdadeiramente, o Profeta que devia vir ao mundo.” Jesus caminha sobre o mar Mt 14.22-33; Mc 6.45-52 15 Percebendo, então, Jesus, que estavam prestes a vir e levá-lo à força para o proclamarem rei, retirou-se novamente, sozinho, para o monte. (…) 61 Quando Jesus percebeu, em seu íntimo, que seus discípulos estavam murmurando por causa de suas palavras, inquiriu-os: “Isso vos escandaliza? (…) 64 Entretanto, existem alguns de vós que não crêem.” Pois Jesus sabia, desde o princípio, quais eram os que não criam e quem o iria trair.
João 16:30
30 Agora temos certeza de que tens pleno conhecimento de tudo, pois nem é necessário que verbalizemos as perguntas que nos inquietam; por isso cremos que, verdadeiramente, vieste de Deus.”
LivJoaoCap002:025025 E não necessitava que alguém lhe desse testemunho acerca do homem, pois Ele bem conhecia o que havia na natureza humana. 25E não necessitava que alguém lhe desse testemunho acerca do homem, pois Ele bem conhecia o que havia na natureza humana.
Jo2:24
João 2:24
24 mas Jesus não se confiava a eles, porque os conhecia a todos.