O Primeiro Livro do Pentateuco

O livro de Gênesis é o primeiro livro da Bíblia e do Pentateuco. Esse livro descreve o início do mundo e da história da humanidade, da família, da civilização e da salvação. Ele estabelece o cenário para toda a Bíblia e revela a pessoa e a natureza de Deus (Criador, Sustentador, Juiz, Redentor); o valor e a dignidade do ser humano (feito a imagem de Deus, salvo pela graça); a tragédia e as consequências do pecado (queda, separação de Deus e julgamento); e a promessa e segurança da salvação (conserto, perdão e promessa de Deus).

A primeira parte de Gênesis se concentra no começo e na disseminação do pecado no mundo e culmina no dilúvio devastador nos dias de Noé. A segunda parte do livro concentra-se nas relações de Deus com um homem, Abraão, através do qual Deus promete trazer salvação e bênção ao mundo. Abraão e seus descendentes aprendem em primeira mão que é sempre seguro confiar no Senhor em tempos de fome ou abundância, bênçãos ou escravidão. De Abraão à Isaque à Jacó à José… As promessas de Deus começam a se concretizar em uma grande nação que possui uma grande terra.

Autor

Assim como não existe informações exatas sobre a data de quando foi escrito, o autor do livro de Gênesis também é desconhecido. Segundo alguns estudiosos o livro pode ter sido escrito por vários autores. Tradicionalmente, tem-se sempre achado que o autor foi Moisés. Entretanto, não há nenhuma razão determinante para negar a autoria mosaica de Gênesis.

Quando foi escrito

Não existe informações exatas sobre quando o livro de Gênesis foi escrito. A autoria foi provavelmente entre 1440 e 1400 a.C., no mesmo período que Moisés conduziu os israelitas para fora do Egito até a sua morte.

Esboço

Gênesis é uma palavra grega que significa “origem”, “criação”, “nascimento” ou “princípio”. O título original hebraico Bereshith significa “No Princípio”. A estrutura literária de Gênesis é clara e é construída em torno de duas seções principais, História Primitiva e História Patriarcal:

Propósito

Registrar o momento em que Deus criou o mundo e seu desejo de ter um povo separado para adorá-lo.

Localização

Região atualmente conhecida como Oriente Médio.

Nomes de Deus

No livro de Gênesis encontramos alguns dos principais nomes da Deus:

  1. Jeová-Eloim: “Senhor Deus” (Gn 2:4; Sl 59:5)
  2. El, Eloah: Deus “poderoso, forte, proeminente” (Gn 7:1; Is 9:6)
  3. Adonai: “Senhor” (Gn 15:2; Jz 6:15)
  4. El Roi: “Deus que vê” (Gn 16:13)
  5. Elohim: Deus “Criador, Poderoso e Forte” (Gn 17:7; Jr 31:33)
  6. Jeová-jiré: “O Senhor proverá” (Gn 22:14)
  7. El Shaddai: “Deus Todo-Poderoso”, “O Poderoso de Jacó” (Gn 49:24; Sl 132:2,5)

 

Fontes