O Décimo Segundo Livro Histórico

Ester, o último dos doze livros históricos (de Josué a Ester), a mão da providência e proteção de Deus em favor do Seu povo é evidente em todo o Livro de Ester, embora Seu nome não apareça nenhuma vez.

O enredo de Hamã traz um grave perigo para os judeus e é combatido pela coragem da bela Ester e pelo conselho de seu sábio primo Mordecai, resultando em uma grande libertação. A Festa de Purim se torna um lembrete anual da fidelidade de Deus em favor do Seu povo.

O nome hebraico de Ester era Hadassah, “Murta” (flor comumente conhecida como “Dama-da-noite”) (Et 2:7), mas seu nome persa “Ester” foi derivado da palavra persa para “Estrela” (Stara).

O título grego para este livro é Esther, e o título em latim é Hester.

Autor

O Livro de Ester não revela especificamente o nome do seu autor. As tradições mais populares são Mordecai (um personagem importante no livro de Ester também conhecido por Mardoqueu), Esdras e Neemias (que teria bom conhecimento dos costumes persas).

Quando foi escrito

O Livro de Ester foi provavelmente escrito entre 460 e 350 AC.

Esboço

O livro de Ester pode ser dividido em três seções principais:

  • Capítulos 1:12:18 – Ester substitui Vasti;
  • Capítulos 2:197:10 – Mardoqueu derrota Hamã;
  • Capítulos 8:110:03 – Israel sobrevive a tentativa de Hamã de destruí-los. A nobre Ester arriscou sua própria vida ao perceber o que estava em jogo. Ela fez de bom grado o que poderia ter sido uma manobra mortal e enfrentou o segundo no comando do reino do seu marido, Hamã. Ela provou ser uma sábia e muito digna adversária, ainda sim permanecendo humilde e respeitosa à posição de seu marido e rei.

Propósito

A finalidade do Livro de Ester é mostrar a providência de Deus, especialmente no que diz respeito ao seu povo escolhido, Israel. O Livro de Ester registra a instituição da Festa de Purim e a obrigação de sua observação permanente. Esse Livro era lido durante essa festa para comemorar a grande libertação da nação judaica causada por Deus através de Ester. Os judeus ainda hoje leem Ester durante Purim.

 

Fonte

  • Introdução traduzida de New King James Version® Copyright © 1982 by Thomas Nelson
  • Got Questions