O Quinto Livro do Pentateuco

O livro de Deuteronômio é o quinto livro da Bíblia e do Pentateuco. Deuteronômio, “Discurso Superior do Deserto” de Moisés, consiste em uma série de mensagens de despedida do líder de Israel de 120 anos. É dirigido à nova geração destinada a possuir a Terra da Promessa – aqueles que sobreviveram aos quarenta anos de peregrinação no deserto.

Como Levítico e Deuteronômio contém uma grande quantidade de detalhes legais, mas sua ênfase está nos leigos e não nos sacerdotes. Moisés lembra a nova geração da importância da obediência, se quiserem aprender com o triste exemplo de seus pais.

O título hebraico de Deuteronômio é Haddebarim, “As Palavras”, tirado da frase de abertura em 1:1, “Estas são as palavras”. As palavras de despedida de Moisés para a nova geração são dadas de forma oral e escrita para que pudessem sobreviver a todas as gerações.

Deuteronômio tem sido chamado de “cinco quintos da lei”, uma vez que completa os cinco livros de Moisés. O povo judeu também o chamou de Mishneh Hattorah, “Repetição da Lei”, que é traduzida na Septuaginta como Deuteronomion Touto, “Esta Segunda Lei”.

Deuteronômio, no entanto, não é uma segunda lei, mas uma adaptação e expansão de muito da lei original dada no Monte Sinai. O título vem do grego Deuteronomion, “Segunda Lei”. Deuteronômio também foi apropriadamente chamado de “Livro da Recordação”.

Autor

Moisés escreveu o livro de Deuteronômio, e este é na verdade uma coleção de seus sermões a Israel pouco antes de atravessarem o Jordão. “Estas são as palavras que Moisés…” (1:1). Outra pessoa (possivelmente Josué) talvez tenha escrito o último capítulo.

Quando foi escrito

Estes sermões foram dados durante o período de 40 dias antes de Israel entrar na Terra Prometida. O primeiro sermão foi proferido no primeiro dia do décimo primeiro mês (1:3), e os israelitas atravessaram o Jordão 70 dias depois, no décimo dia do primeiro mês (Js 4:19). Subtraia 30 dias de luto após a morte de Moisés (Dt 34:8) e sobram 40 dias. O ano era 1410 A.C.

Esboço

  • Dt 1–4: a jornada pelo deserto, do monte Sinai (Horeb) até Cades e depois até Moabe.
  • Dt 4–11: depois de uma segunda introdução em Êxodo 4:44-49, os eventos no Sinai são relembrados, incluindo o recebimento dos Dez Mandamentos. Os líderes de cada família são instruídos a educarem os seus nos ditames da lei, alertas são feitos em relação a outros deuses que não Javé, a terra prometida a Israel é louvada e reforça-se ao povo a necessidade da obediência;
  • Dt 12–26, o Código Deuteronômico: leis governando a religião dos israelitas (caps. 12-16a), nomeação e regulamentação de líderes comunitários e religiosos (caps. 16b-18), regulamentos sociais (caps. 19-25) e confissão de identidade e lealdade (cap. 26).
  • Dt 27–28: bençãos e maldições aos que obedecem e desobedecem a lei.
  • Dt 29–30: discurso final sobre a aliança na terra de Moabe, incluindo todas as leis do Código Deuteronômico posteriores às recebidas no Sinai (Horeb); novamente a importância da obediência é reforçada;
  • Dt 31–34: Josué é definido como sucessor de Moisés, Moisés entrega a lei aos levitas (a casta sacerdotal) e escala o monte Nebo (Pisgah), onde morre e é sepultado por Deus. A narrativa destes eventos é interrompida por dois poemas, a “Canção de Moisés” e a “Benção de Moisés”;

Nos versículos finais (Dt 34:10-12), a frase “não se levantou mais em Israel profeta algum como Moisés” é uma reivindicação da autoridade da visão teológica deuteronomística e revela sua insistência que a adoração de Javé, o Deus único de Israel, é a única religião permitida por ter recebido a aprovação do maior dos profetas.

Propósito

Uma nova geração de israelitas estava prestes a entrar na Terra Prometida. Esta multidão não havia experimentado do milagre no Mar Vermelho ou escutado a Lei sendo dada no Sinai, e eles estavam prestes a entrar numa nova terra com muitos perigos e tentações. O livro de Deuteronômio foi dado para lembrá-los da Lei de Deus e do Seu poder.

 

Fontes

  • Introdução traduzida de New King James Version® Copyright © 1982 by Thomas Nelson
  • Got Questions