O Livro Histórico do Novo Testamento

Os Atos dos Apóstolos é um livro único nas Escrituras. É realmente o volume 2 do trabalho de Lucas e conta a história dos primórdios da igreja. Começa com a ascensão de Jesus, registra a entrega do Espírito no dia de Pentecostes e conta a vida da igreja primitiva. Não é, no entanto, a história de toda a igreja, ou mesmo de todos os apóstolos. Centra-se nos primórdios da igreja, depois na obra de Pedro e, finalmente, na obra de Paulo.

Lucas queria mostrar como a igreja se espalhou de Jerusalém por toda a Palestina e depois para os gentios. Lucas relata uma série de episódios da vida e fé da igreja primitiva para mostrar como o cristianismo surgiu do judaísmo e tem raízes profundas na fé judaica. Ele mostra as dificuldades que os discípulos sentiram ao seguir para uma missão aos gentios.

Um dos principais temas do livro é o papel do Espírito Santo em orientar e fortalecer a igreja quando ela se espalha pelo mundo mediterrâneo. Outro tema é a mensagem de que o cristianismo não é perigoso para a autoridade ou o poder do Império Romano. (Lucas-Atos pode ter sido escrito como um documento legal em defesa de Paulo.) Mais da metade de Atos é dedicada ao ministério de Paulo e suas viagens para pregar as boas novas.

Autor

O livro de Atos não identifica o seu autor especificamente. De acordo com Lucas 1:1-4 e Atos 1:1-3, é evidente que o mesmo autor escreveu ambos Lucas e Atos. A tradição desde os primeiros dias da igreja tem sido que Lucas, um companheiro do apóstolo Paulo, escreveu tanto Lucas como Atos (Cl 4:14; 2Tm 4:11).

Quando foi escrito

O livro de Atos foi provavelmente escrito entre 61-64 dC.

Esboço

  • O começo da Igreja cristã
    • A última aparição de Jesus e a sua ascensão (1.1-11)
    • A escolha do substituto de Judas (1.12-26)
    • A vinda do Espírito Santo (2.1-42)
  • O evangelho anunciado em Jerusalém
    • A vida dos primeiros cristãos (2.435.16)
    • As primeiras perseguições (5.178.3)
  • O evangelho anunciado em Samaria e na Judeia (8.49.43)
  • O evangelho anunciado aos gentios

Propósito

O livro de Atos foi escrito para fornecer uma história da igreja primitiva. A ênfase do livro é a importância do dia de Pentecostes e o ser capacitado pelo Espírito para serem testemunhas eficazes de Jesus Cristo. Atos registra os apóstolos sendo testemunhas de Cristo em Jerusalém, Judeia, Samaria e o mundo ao redor. O livro esclarece mais sobre o dom do Espírito Santo, o qual capacita, orienta, ensina e serve como nosso Consolador.

Ao ler o livro de Atos, somos iluminados e encorajados pelos muitos milagres que estavam sendo realizados naquela época pelos discípulos Pedro, João e Paulo. O livro de Atos enfatiza a importância da obediência à Palavra de Deus e a transformação que ocorre como resultado do conhecimento de Cristo. Há também muitas referências daqueles que rejeitaram a verdade que os discípulos pregavam sobre o Senhor Jesus Cristo. Poder, ganância e muitos outros vícios do diabo são evidenciados no livro de Atos.

 

Fontes

  • Introdução traduzida de New King James Version® Copyright © 1982 by Thomas Nelson
  • Got Questions