O Décimo Quinto Livro Profético

Ageu, o décimo quinto dos dezessete livros proféticos (de Isaías a Malaquias). Com o exílio babilônico no passado e um grupo recém-retornado de judeus à terra, o trabalho de reconstrução do templo pode começar. No entanto, dezesseis anos após o início do processo, as pessoas ainda precisam concluir o projeto, pois seus assuntos pessoais interferiram nos negócios de Deus.

Ageu prega uma série de sermonetes ardentes destinados a agitar a nação para terminar o templo. Ele chama os construtores para renovar a confiança no Senhor, renovar a santidade de vida e renovar a fé em Deus que controla o futuro.

A etimologia e o significado de Haggay são incertos, mas é provavelmente derivado da palavra hebraica hag, “festival”. Pode também ser uma forma abreviada de haggiah, “festival de Yahweh”. Assim, o nome de Ageu significa “alegre” ou “festivo”, possivelmente porque ele nasceu no dia de uma grande festa, como a dos Tabernáculos (a segunda mensagem de Ageu acontece durante aquela festa, 2:1).

O título na Septuaginta é Aggaios e na Vulgata é Aggaeus.

Autor

Ageu 1:1 identifica o autor do Livro de Ageu como sendo o profeta Ageu.

Quando foi escrito

O livro de Ageu foi escrito em aproximadamente 520 aC.

Esboço

As quatro mensagens livro de Ageu:

  • Aos que moram em grandes casas, ao passo que o Templo estava em ruínas. (1:1-15)
  • Proclamação de que Deus encheria a sua casa de glória. (2:1-9)
  • O abandono da reconstrução do Templo tornou a todos impuros perante Deus. (2:10-19)
  • Mensagem a Zorobabel faria tremer os céus e a terra. (2:20-23)

Propósito

Ageu buscou desafiar o povo de Deus com respeito às suas prioridades. Ele os chamou a reverenciar e glorificar a Deus através da construção do Templo, apesar da oposição local e oficial. Ageu os exortou a não se desanimar porque este templo não seria tão ricamente decorado como o de Salomão.

Ele os exortou também a abandonar a impureza de seus caminhos e a confiar no poder soberano de Deus. O Livro de Ageu é um lembrete dos problemas que o povo de Deus enfrentou naquele momento, de como as pessoas corajosamente confiaram em Deus e como Deus providenciou para as suas necessidades.

 

Fontes

  • Introdução traduzida de New King James Version® Copyright © 1982 by Thomas Nelson
  • Got Questions