A Sexta Epístola Universal

A Segunda Carta de João, a sexta das oito cartas universais (de Hebreus a Judas). “Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia.” (1Co 10:12). Essas palavras do apóstolo Paulo poderiam servir de legenda para a pequena epístola de João. Os receptores, uma senhora escolhida e seus filhos, estavam obviamente de pé. Eles andavam na verdade, permanecendo fiéis aos mandamentos que haviam recebido do Pai. João está profundamente satisfeito por poder elogiá-los. Mas ele não vê como uma garantia. Percebendo que estar de pé é estar a um passo de cair, ele não hesita em emitir um lembrete: “amem uns aos outros” (v. 5). O apóstolo admite que isso não é uma nova revelação, mas ele considera suficientemente importante repetir. Amar uns aos outros, ele enfatiza, equivale a andar de acordo com os mandamentos de Deus.

João indica, no entanto, que esse amor deve ser discernente. Não é ingênuo, irrefletido, aberto a qualquer coisa e a qualquer tipo de amor. O amor bíblico é uma questão de escolha; É perigoso e tolo flutuar pela vida com um amor sem discernimento. Falsos mestres que não reconhecem a Cristo como tendo vindo em carne e osso. A caridade é falsa se abrir a porta para o falso ensino. Nós devemos ter comunhão com Deus. Nós devemos ter comunhão com os cristãos. Mas não devemos ter comunhão com falsos mestres.

O “ancião/presbítero” do verso 1 tem sido tradicionalmente identificado com o apóstolo João, resultando no título grego Ioannou B, a “Segunda de João”.

Autor

1, 2 e 3 João têm sido atribuídos, desde o início da igreja, ao apóstolo João, o qual também escreveu o Evangelho de João. O conteúdo, estilo e vocabulário parecem justificar a conclusão de que essas três epístolas foram dirigidas aos mesmos leitores que o Evangelho de João.

Quando foi escrito

O livro de 2João possivelmente foi escrito por volta do mesmo tempo que as outras cartas de João, 1 e 3 João, provavelmente entre 85 e 95 DC.

Esboço

Propósito

O livro de 2João é um apelo urgente para que os leitores da carta de João demonstrassem o seu amor por Deus e seu Filho Jesus ao obedecer ao mandamento de amar uns aos outros e viver suas vidas em obediência às Escrituras. O livro de 2João também é um forte alerta para terem cuidado com os enganadores que andavam dizendo que Cristo não tinha realmente ressuscitado na carne.

 

Fontes

  • Introdução traduzida de New King James Version® Copyright © 1982 by Thomas Nelson
  • Got Questions