O Nono Livro Histórico

Segundo Crônicas, o nono dos doze livros históricos (de Josué a Ester) se assemelha ao 1 e 2Reis, mas praticamente ignora o reino do norte de Israel por causa de sua falsa adoração e recusa em reconhecer o templo em Jerusalém.

Crônicas enfoca os reis que modelam suas vidas e reina após a vida e o reinado do piedoso rei Davi. Dá tratamento extensivo a tais reformadores zelosos como Asa, Jeosafá, Joás, Ezequias e Josias. O templo e a adoração no templo, centrais ao longo do livro, são dignos de uma nação cuja adoração a Deus é central para sua própria sobrevivência.

O livro começa com o templo glorioso de Salomão e conclui com o decreto de Ciro para reconstruir o templo mais de quatrocentos anos depois.

Mais informações veja a introdução de Primeira Crônicas.

Autor

O Livro de 2Crônicas não revela especificamente o nome do seu autor. A tradição é que 1 e 2Crônicas foram escritos por Esdras.

Quando foi escrito

O Livro de 2Crônicas foi provavelmente escrito entre 450 e 425 AC.

Esboço

O livro de 2Crônicas registra a história do Reino do Sul de Judá, desde o reinado de Salomão à conclusão do exílio babilônico. A queda de Judá é decepcionante, mas a ênfase é dada aos reformadores espirituais que zelosamente tentaram ajudar o povo a voltar-se a Deus. Pouco é dito sobre os maus reis ou os fracassos dos reis bons; apenas bondade é destacada.

Já que 2Crônicas adota uma perspectiva sacerdotal, o Reino do Norte de Israel raramente é mencionado por causa de sua falsa adoração e de sua recusa em reconhecer o Templo de Jerusalém.

Segundo Crônicas termina com a destruição final de Jerusalém e do templo.

Propósito

Os livros de 1 e 2Crônicas abrangem praticamente as mesmas informações que 1 e 2Samuel e 1 e 2Reis. 1 e 2Crônicas se focalizam mais no aspecto sacerdotal da época. O livro de 2 Crônicas é praticamente uma avaliação da história religiosa daquela nação.

 

Fontes

  • Introdução traduzida de New King James Version® Copyright © 1982 by Thomas Nelson
  • Got Questions