O Quarto Livro Histórico

Primeiro Samuel, o quarto dos doze livros históricos (de Josué a Ester) descreve a transição da liderança em Israel dos juízes para os reis. Três personagens são proeminentes no livro: Samuel, o último juiz e o primeiro profeta; Saul, o primeiro rei de Israel; e Davi, o rei eleito, ungido, mas ainda não reconhecido como sucessor de Saul.

Os livros de Primeiro e Segundo Samuel eram originalmente apenas um livro da Bíblia Hebraica, conhecido como o “Livro de Samuel” ou simplesmente “Samuel”. Esse nome foi traduzido como “O Nome de Deus”, “Seu Nome é Deus”, “Ouvi Deus” e “Perguntou a Deus”.

A Septuaginta divide Samuel em dois livros, embora seja contínuo. Esta divisão artificialmente quebra a história de Davi. O título grego (Septuaginta) é Bibloi Basileion, “Livros dos Reinos”, referindo-se aos últimos reinos de Israel e Judá.

Primeiro Samuel é chamado Basileion Alpha, “Primeiro Reinos”. Segundo Samuel e Primeiro e Segundo Reis são chamados “Segundo, Terceiro e Quarto Reinos”.

A Vulgata Latina originalmente chamou os livros de Samuel e Reis Libri Regum, “Livros dos Reis”.

Mais tarde, a Bíblia em latim combinou os títulos hebraico e grego para o primeiro desses livros, chamando-o Liber I Samuelis, o “Primeiro Livro de Samuel”, ou simplesmente “Primeiro Samuel”.

Autor

O autor é anônimo. Sabemos que Samuel escreveu um livro (1Sm 10:25), e é muito possível que tenha escrito parte deste livro também. Outros possíveis participantes de 1 Samuel são os profetas/historiadores Natã e Gade (1Cr 29:29).

Quando foi escrito

Originalmente, os livros de 1 e 2 Samuel eram um só livro. Os tradutores da Septuaginta os separaram, e desde então temos mantido essa separação. Os eventos de 1 Samuel ocorreram durante um período de 100 anos, a partir de 1100 AC até 1000 AC. Os eventos de 2 Samuel descrevem outros 40 anos. A data em que foi escrito, então, seria algum tempo depois de 960 AC.

Esboço

1Samuel conta a história de Samuel, um importante profeta, e do reinado do rei Saul até a sua morte, incluindo a guerra dos filisteus contra Israel e a grande façanha do jovem pastor Davi (mais tarde rei de Israel), ao derrotar o gigante Golias.

Resumo de alguns destaques de I Samuel:

  • Javé escolhe Samuel como profeta em Israel (1:17:17);
  • Saul torna-se o primeiro rei de Israel (8:115:35);
  • Davi obtém destaque, enfurecendo Saul (16:120:42);
  • Davi torna-se fugitivo (21:127:12);
  • O reinado de Saul chega ao fim (28:131:13);

Propósito

Primeiro Samuel registra a história de Israel na terra de Canaã à medida que passam pela transição do governo dos juízes a uma nação unificada sob reis. Samuel emerge como o último juiz e unge os dois primeiros reis, Saul e Davi.

 

Fontes

  • Introdução traduzida de New King James Version® Copyright © 1982 by Thomas Nelson
  • Got Questions