O Oitavo Livro Histórico

Primeira Crônicas, o oitavo dos doze livros históricos (de Josué a Ester). Os livros de 1 e 2 Crônicas abrangem o mesmo período da história judaica descrito em 2Samuel a 2Reis, mas a perspectiva é diferente.

Esses livros não são mera repetição do mesmo material, mas formam um editorial divino sobre a história do povo de Deus. Enquanto 2Samuel e 1 e 2Reis dão uma história política de Israel e Judá, 1 e 2Crônicas apresentam uma história religiosa da dinastia davídica de Judá. Os primeiros são escritos de um ponto de vista profético e moral, e os últimos de uma perspectiva espiritual e sacerdotal.

O Livro de Primeira Crônicas começa com a linhagem real de Davi e depois traça o significado espiritual do reinado justo de Davi. Os livros de Primeira e Segunda Crônicas eram originalmente um trabalho contínuo no hebraico.

O título era Dibere Hayyamim, significando “As Palavras [relatos, eventos] dos Dias”. O significado equivalente hoje seria “Os Eventos dos Tempos”. As Crônicas foram divididas em duas partes no século III a.C. Tradução grega da Bíblia hebraica (a Septuaginta).

Naquela época, foi dado o nome Paraleipomenon, “Das Coisas Omitidas”, referindo-se às coisas omitidas de Samuel e Reis. Algumas cópias acrescentam a frase Basileon Iouda, “Relacionado aos Reis de Judá”. O primeiro livro de Crônicas foi chamado Paraleipomenon Primus, “O Primeiro Livro das Coisas Omitidas”.

O nome “Crônicas” vem de Jerônimo em sua Bíblia Vulgata Latina (385-405 d.C.): Chronicorum Liber. Seu título quis dizer no sentido das “Crônicas de Toda a História Sagrada”.

Autor

O Livro de 1Crônicas não revela especificamente o nome do seu autor. A tradição é que 1 e 2 Crônicas foram escritos por Esdras.

Quando foi escrito

O livro de 1Crônicas foi provavelmente escrito entre 450 e 425 AC.

Esboço

Os primeiros nove capítulos de 1Crônicas dedicam-se a listas e genealogias. Outras listas e genealogias também estão espalhadas por todo o resto de 1Crônicas. No meio, o Livro de 1Crônicas registra a ascensão de Davi ao trono e suas ações depois disso. O livro termina com o filho de Davi, Salomão, tornando-se rei de Israel.

O livro de 1Crônicas pode ser brevemente delineado da seguinte forma:

Propósito

Os livros de 1 e 2Crônicas abrangem praticamente as mesmas informações que 1 e 2Samuel e 1 e 2Reis. 1 e 2 Crônicas se focalizam mais no aspecto sacerdotal da época.

O livro de 1Crônicas foi escrito depois do exílio para ajudar aqueles que estavam retornando a Israel a compreender como adorar a Deus. A história se concentrava no Reino do Sul – as tribos de Judá, Benjamin e Levi. Essas tribos tinham a tendência de ser mais fiéis a Deus.

 

Fonte

  • Introdução traduzida de New King James Version® Copyright © 1982 by Thomas Nelson
  • Got Questions